segunda-feira, janeiro 17, 2005

Biogeografia da Conservação

A primeira edição deste ano da revista “Diversity and Distributions”, vem um novo sub-título: uma revista de Biogeografia da Conservação. Este sub-título substitui o anterior (revista de Invasões Biológicas). A relevância desta mudança prende-se com o reconhecimento formal da existência de uma nova área científica que procura aplicar princípios, teorias e instrumentos analíticos da Biogeografia para a conservação da biodiversidade. Este campo de intervenção tanto pode considerar-se uma sub-disciplina da Biologia da Conservação como da Biogeografia. O que importa é reconhecer que muitos dos desafios que se colocam, hoje em dia, no que respeita a conservação da biodiversidade, se processam a escalas globais pelo que é necessário estudar muitos destes problemas a escalas biogeográficas e tal implica o repensar de alguns paradigmas analíticos.

Para os mais interessados recomendamos a leitura do artigo que formaliza o conceito e revê alguns trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos nesta óptica:

Whittaker, R.J., Araújo, M.B., Jepson, P., Ladle, R.J., Watson, J.E.M., and Willis, K.J. 2005. Conservation biogeography: assessment and prospect. Diversity and Distributions, 11, 3-23

Pode ser acedido directamente através do site da revista, ou num site privado de um dos autores.


Boas leituras

Sem comentários: