tag:blogger.com,1999:blog-7453210.post189651240449841175..comments2023-11-03T17:03:41.544+01:00Comments on ambio: Alcochete faz sentido?Miguel B. Araujohttp://www.blogger.com/profile/17672368828263969473noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-47932029865397821232008-06-06T16:20:00.000+01:002008-06-06T16:20:00.000+01:00«gosto de passear de jipe pelas serras e planícies...«gosto de passear de jipe pelas serras e planícies deste país, gosto de ir fotografar grifos em locais onde dificilmente teria chegado se não fosse em jipe.»<BR/><BR/>Todos os males fossem esse. O problema não é o passeio de fim de semana. É a utilização diária por milhões de pessoas na deslocação casa emprego em automóvel individual ocupado, ainda por cima e na maioria dos casos por uma única pessoa, para só falar dos transportes terrestres.<BR/>Isso não é sustentável, quer se queira, quer não; é uma imposição da Natureza, da geologia, etc., por muito que nos custe! Basta fazer umas contas muito simples para perceber que se este modelo fôr seguido pela China e Índia, para não falar do Brasil, Rússia, etc. (e em grande medida está) e tendo em conta o crescimento demográfico, não há energia que nos valha, nem petróleo convencional, não convencional ou nuclear.José M. Sousahttps://www.blogger.com/profile/01252358340388734853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-13174208751477827232008-06-05T11:20:00.000+01:002008-06-05T11:20:00.000+01:00Ena, grande confusão que para aqui vai!Primeiro é ...Ena, grande confusão que para aqui vai!<BR/><BR/>Primeiro é de referir que o petróleo <B>é</B> abundante. Há muitos tipos de petróleo e ainda há muito sítio para prospectar. Até na Arábia Saudita!<BR/><BR/>Depois há outros combustíveis fósseis, o carvão, por exemplo, é um recurso abundante e do qual se podem fazer combustíveis. Na II Guerra Mundial os combustíveis utilizados pelos alemães, que não tinham petróleo, vinham do carvão.<BR/><BR/>Esta ficção do fim do petróleo vem de um documento do Clube de Roma, o <I>Os limites do crescimento</I>, escrito nos anos sessenta e que previa o fim do petróleo, se não estou em erro, para o início da década de noventa do Século passado.<BR/><BR/>De realçar que no início da década de noventa o preço do petróleo esteve num mínimo histórico.<BR/><BR/>Aliás, desde a década de sessenta que só há petróleo para trinta anos...<BR/><BR/>Quanto ao preço actual do petróleo é um preço meramente especulativo. Se o não fosse teria subido lentamente e não da forma brusca como subiu.<BR/><BR/>Quanto o promovermos o desperdício baixando o preço do petróleo basea-se num princípio vagamente religioso, o de que o gastar em demasia é mau.<BR/><BR/>Todos nós, quer o admitamos quer não, gostamos do desperdício. Se formos analisar o nosso modo de vida vemos que é todo feito de desperdício. Vamos de férias? Que horror! É um desperdício de recursos. Vemos televisão à noite, que horror, se estivessemos a dormir poupavamos uma data de coisas. Tomamos banho? Que horror, a porcaria também não cheira assim tão mal e os nossos antepassados durante séculos não tomavam banho... etc., etc.<BR/><BR/>Eu gosto do automóvel individual, gosto de passear de jipe pelas serras e planícies deste país, gosto de ir fotografar grifos em locais onde dificilmente teria chegado se não fosse em jipe, etc., etc. E não sou o único com este tipo de gostos. aposto que muitos dos que escreveram comentários inflamados aqui também gostam de passear de carrinho ao fim de semana e não só.<BR/><BR/>Para terminar só umas observações sobre os comentários do <B>João Soares</B> referentes à corrupção e de como Portugal se encontra longe dos Europa por causa destes nossos hábitos corruptos.<BR/><BR/><B>Bom, há uma certa razão nisto, estamos realmente longe da Europa, só que não é por termos corrupção a mais, será antes por a termos a menos.</B><BR/><BR/>Veja-se, por exemplo o que o deputado europeu, leader da bancada dos conservadores britanicos fez (ver http://euobserver.com/9/26255).<BR/><BR/>Então não é que o pequeno além de pagar centenas de milhares por ano a uma firma do Pai, ainda teve a lata de meter a mulher no seu staff?<BR/><BR/>Ou o facto da Cour d'assises (Tribunal de Contas) da UE se recusar a visar as contas da Comissão (creio que já há uns dez anos) por a contabilidade usada ser incompreensível e não permitir saber para onde vai o dinheiro.<BR/><BR/> <BR/>Na minha modesta opinião este histerismo (perdoe-me o João Soares por este termo) sobre os nossos defeitos sempre comparado com as qualidades dos países europeus que se presumem santos, mostra um horrível provincianismo (volte a perdoar-me o J. Soares por mais este termo) de quem desconhece em absoluto o que se passa lá fora.O Raiohttps://www.blogger.com/profile/03261117306969518657noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-12769672672458745662008-06-04T12:49:00.000+01:002008-06-04T12:49:00.000+01:00venha de lá o aeroporto, depois logo se vê..após l...venha de lá o aeroporto, depois logo se vê..<BR/>após leitura do argumentos do "o raio", fico mais aliviado.. está tudo bem, o mercado trata de tudo e salve-se quem puder.<BR/><BR/>é engraçado como o capitalismo e o anarquismo têm resultados finais tão semelhantes...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-59124243221969069372008-06-03T10:30:00.000+01:002008-06-03T10:30:00.000+01:00Em relação ao último comentário:Se calhar devia as...Em relação ao último comentário:<BR/><BR/>Se calhar devia assustá-lo mesmo!José M. Sousahttps://www.blogger.com/profile/01252358340388734853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-77663879815631030252008-06-03T03:45:00.000+01:002008-06-03T03:45:00.000+01:00Há nestes coimentários um espírito que mostra um t...Há nestes coimentários um espírito que mostra um temor ao futuro que, sinceramente, me assusta.<BR/><BR/>Dá a sensação de que, para já, é melhor não fazer nada até ver onde param as modas.<BR/><BR/><B>Meninos</B>, as modas nunca param. Se os nossos antepassados tivessem este espírito ainda estariamos na idade da pedra...O Raiohttps://www.blogger.com/profile/03261117306969518657noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-15441084377886834652008-06-02T23:55:00.000+01:002008-06-02T23:55:00.000+01:00Há muitos problemas relacionados com a Ota/Alcoche...Há muitos problemas relacionados com a Ota/Alcochete. Um dos meus preferidos há vários anos é como andarão os aviões no futuro? A nuclear, a energia eléctrica, a quê? Acho que ninguém percebe isso!<BR/>Depois, porque não fazemos como os espanhóis fizeram? Não tenho nada a ver com eles, mas www.maquinistas.org dá uma leitura sugestiva!<BR/><BR/>Ecotretas<BR/><A HREF="http://ecotretas.blogspot.com" REL="nofollow">http://ecotretas.blogspot.com</A>EcoTretashttps://www.blogger.com/profile/16486153894424183884noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-13199572858632336222008-05-31T17:07:00.000+00:002008-05-31T17:07:00.000+00:00A propósito da crise da aviação, de novos aeroport...A propósito da crise da aviação, de novos aeroportos, do petróleo e do comentário de "o raio", recomendo a leitura de <A HREF="http://futureatrisk.blogspot.com/2008/05/os-alertas-de-fatih-birol-aie-2-parte.html" REL="nofollow">entrevista </A>dada pelo economista chefe da Agência Internacional de Energia, em que lhe perguntam directamente se investir em infraestruturas que consomem muita energia, como aeroportos. não são o tipo de investimento errado tendo em conta a evolução do mercado petrolífero.José M. Sousahttps://www.blogger.com/profile/01252358340388734853noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-76280203610023213642008-05-30T21:24:00.000+00:002008-05-30T21:24:00.000+00:00Os valores indicados pelo estudo do LNEC são os se...Os valores indicados pelo estudo do LNEC são os seguintes: "A análise financeira incluída no estudo do LNEC indica que a construção do aeroporto no CTA implica um investimento total de 3.312,8 euros, a preços de 2007, enquanto a opção pela Ota conduziria a um investimento total de 3.577,3 euros, o que representa uma diferença de 264,5 milhões de euros." A grande poupança são <B>264,5</B> milhões de euros. Como nestes valores não foram incluidos o custo da ponte, fácilmente se deduz que Alcochete fica mais caro.<BR/>A travessia rodoviária só vai ser construida devido à construção do aeroporto, fácilmente comprovado pelo facto da ponte Vasco da Gama estar longe mas muito longe de se encontrar esgotada. A juntar a isto, vai-se destruir uma das 10 mais importantes reservas de aves aquáticas da europa, urbanizar e retalhar milhares de ha de montados de sobro e terrenos agricolas, tudo isto sobre o maior aquifero subterrâneo de Portugal. Sinceramente, continuo sem entender quais as vantagens de Alcochete... e mais ainda, na conjunctura actual , com o aumento inevitável do preço do petróleo, acho uma aberração e uma inconsciência total ir gastar biliões em aeroportos e autoestradas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-68277211693157408662008-05-30T08:59:00.000+00:002008-05-30T08:59:00.000+00:00A ponte Chelas-Barreiro era falada muito antes de ...A ponte Chelas-Barreiro era falada muito antes de haver a opção Alcochete, por algum motivo o corredor para a ponte já estava definido. É um pouco ingénuo pensar que se não se fizesse o aeroporto em Alcochete, a ponte também não seria feita.<BR/>Quanto aos milhões gastos em expropiações, por muito que se gastem milhões em Alcochete, na Ota iriam se gastar muitos milhões mais.<BR/>Quanto aos impactes. Em ambos os lados existem impactes fortíssimos, afinal estamos a falar de um aeroporto. A Ota apresenta algumas desvantagens, Alcochete outras. Não existe uma significativa diferença entre ambas, como tal, o factor "custo" parece ser um importante factor para a decisão.. e Alcochete será mais barato que a Ota.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-42988896998539873692008-05-29T23:49:00.000+00:002008-05-29T23:49:00.000+00:00Resposta: Em relação a vantagens de fazer na Ota: ...Resposta: Em relação a vantagens de fazer na Ota: a questão é que na minha opinião, o aeroporto na Ota teria muito menos desvantagens ambientais e no ordenamento do território. E para clarificar, também não tenho nenhum empenho em que se fizesse o aeroporto na Ota. Já agora sabia que em Alcochete também vão ser gastos uns belos milhões em expropriações? Por acaso também sei que para fazer o aeroporto em Alcochete vai ser necessário construir uma nova ponte que vai custar 1,7 mil milhões de euros. Mas que interessa isso: nós somos um país cada vez mais rico... Daqui a uns anos mesmo que não hajam aviões, podemos usar a ponte para realizar eventos turisticos de pesca desportiva no rio Tejo...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-43592106340349968132008-05-29T14:39:00.000+00:002008-05-29T14:39:00.000+00:00e já agora, uma pergunta ao 1º anónimo. Uma vantag...e já agora, uma pergunta ao 1º anónimo. Uma vantagem de Alcochete é que não serão gastos milhões em pagar expropriações a peso de ouro. <BR/>Pode me indicar uma vantagem da OTA?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-8495667446114389092008-05-29T14:36:00.000+00:002008-05-29T14:36:00.000+00:00Caro "o raio"permita-me discordar da sua declaraçã...Caro "o raio"<BR/><BR/>permita-me discordar da sua declaração "Infelizmente as campanhas conduzidas por políticos e comentadores conduziram o povo português a um estado que o leva a recusar toda e qualquer obra ou empreendimento."<BR/><BR/>Entre 2008 e 2013 o valor estimado para obras públicas será o maior de sempre. O povo português não recusa as obras, senão elas não seriam feitas. Qualquer cidadão tem o direito de discordar das opções tomadas por um governo e duvidar dos critérios que levaram à tomada de certas decisões. Ou será caso que já não existe o direito a opinar?<BR/><BR/>Existem obras fundamentais, como a autoestrada Coimbra-Viseu, parques eólicos e barragens (não o Sabor e não a Foupana) e provavelmente o novo aeroporto. <BR/>No entanto todos temos o direito de questionar porque "raio" foi prioridade uma autoestrada Viseu-Chaves, um euro com 10 estádios (quando 6 bastavam), um centro reprodutor do lince (quando os problemas de perda de habitat continuam por resolver)e outras decisões pouco fundamentadas e que custam milhões ao orçamento do estado.<BR/><BR/>Faz assim tão mal pensar na sustentabilidade da nossa economia a curto e longo prazo? Ou é fazer por fazer, senão o país para porque não há nada de novo para construir?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-60294009301074710332008-05-28T04:00:00.000+00:002008-05-28T04:00:00.000+00:00É necessário um novo aeroporto e é espantoso que s...É necessário um novo aeroporto e é espantoso que se arranjem todas as desculpas possíveis para adiar a construção do novo aeroporto!<BR/><BR/>Quanto a, no futuro, viagens de avião, só de negócios, é ridículo. Isso provocaria o colapso da economia Mundial.<BR/><BR/>Sobre o problema do petróleo, é pouco provavel que o valor actual se mantenha dada a abundância de petróleo no planeta. Entrando em conta com todos os tipos de petróleo, há petróleo para séculos.<BR/><BR/>Além de que o petróleo não está tão caro assim. O dólar é que está barato.<BR/><BR/>Infelizmente as campanhas conduzidas por políticos e comentadores conduziram o povo português a um estado que o leva a recusar toda e qualquer obra ou empreendimento.<BR/><BR/>É triste...O Raiohttps://www.blogger.com/profile/03261117306969518657noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7453210.post-70907845104355885252008-05-27T20:14:00.000+00:002008-05-27T20:14:00.000+00:00O aeroporto de Alcochete vai ser muito provavelmen...O aeroporto de Alcochete vai ser muito provavelmente o maior crime ambiental e o maior erro de ordenamento do território deste século. Simplesmente não consigo ver uma unica vantagem em construir o aeroporto em Alcochete. Económicamente também não vejo vantagens... Neste país cheio de génios e iluminados, fervorosos defensores do Aeroporto em Alcochete, talvez o defeito seja meu...o tempo dirá.Anonymousnoreply@blogger.com