A primeira edição deste ano da revista “Diversity and Distributions”, vem um novo sub-título: uma revista de Biogeografia da Conservação. Este sub-título substitui o anterior (revista de Invasões Biológicas). A relevância desta mudança prende-se com o reconhecimento formal da existência de uma nova área científica que procura aplicar princípios, teorias e instrumentos analíticos da Biogeografia para a conservação da biodiversidade. Este campo de intervenção tanto pode considerar-se uma sub-disciplina da Biologia da Conservação como da Biogeografia. O que importa é reconhecer que muitos dos desafios que se colocam, hoje em dia, no que respeita a conservação da biodiversidade, se processam a escalas globais pelo que é necessário estudar muitos destes problemas a escalas biogeográficas e tal implica o repensar de alguns paradigmas analíticos.
Para os mais interessados recomendamos a leitura do artigo que formaliza o conceito e revê alguns trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos nesta óptica:
Whittaker, R.J., Araújo, M.B., Jepson, P., Ladle, R.J., Watson, J.E.M., and Willis, K.J. 2005. Conservation biogeography: assessment and prospect. Diversity and Distributions, 11, 3-23Pode ser acedido directamente através do site da revista, ou num site privado de um dos autores.
Boas leituras
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentários anónimos são permitidos sempre e quando os seus autores se abstiverem de usar este espaço para desenvolver argumentos de tipo "ad hominem". Comentários que não respeitem este princípio serão apagados ou, no caso do sistema de moderação de comentários estar em funcionamento, não publicados.
Os autores do blogue reservam-se ainda o direito de condicionar a publicação de comentários depropositados, insultuosos, ou provocadores mesmo quando assinados.