segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Bem vindo, Delgado Domingos

Esta imagem roubei-a daqui, para onde transbordou parte da discussão que se desenrolou (timidamente) no Expresso mas sobretudo aqui na Ambio
O Público de ontem tem um artigo de opinião de Delgado Domingos sobre alterações climáticas.
É um artigo crítico em relação às opções políticas da União Europeia na matéria.
A crítica assenta na ausência de fundamentação científica para relação quantitativa entre o CO2eq na atmosfera e o aumento da temperatura média global do ar junto à superfície.
Mas o que me pareceu mais notável no artigo é o que me parece (e sublinho o parece, apesar de já ter usado a palavra duas vezes numa frase tão curtinha) que há uma evolução na posição de Delgado Domingos desde a última troca de argumentos que ocorreu no espaço público sobre o assunto, nomeadamente aqui na Ambio.
Delgado Domingos não fala em fraude científica a propósito das alterações climáticas, insurgindo-se apenas contra o alarmismo (bem vindo), não contesta o aquecimento global antropogénico mas a atribuição de todas as alterações apenas ao CO2eq (bem vindo), faz uma referência ligeira ao climagate a propósito da contaminação do debate científico por opções políticas mas sem o associar imeditamente a qualquer fraude (bem vindo), afirma taxativamente que a União Europeia deve estar preocupada com as alterações climáticas de origem humana (bem vindo), e conclui que os outros efeitos que resultam dessas emissões chegam para se fazer opções políticas, não sendo necessário dramatizar o seu efeito no aquecimento global (bem vindo).
Ou seja, o que sobra de discordância é o velho argumento de que é preciso ter certezas para agir e o de que os efeitos do corte de emissões e do mercado do carbono é catastrófico social e economicamente.
Como se vê, nada de ciência, tudo de política com base em argumentos não demonstrados mas a necessitar de discussão séria.
Há tempos concluí, pelo meu próprio exemplo, que o climagate arriscava-se a ser um grande contributo para o consenso social à volta do aquecimento global: não só põe algum travão no alarmismo, o que é bom, como sobretudo muitas pessoas que evitavam a discussão, por demasiado complexa, foram obrigadas a entrar nela, a ler a informação primária e, por isso, reduziram muito as dúvidas sobre a solidez científica que suporta a tomada de decisão política.
Parece-me ser o caso de Delgado Domingos, tal como aliás foi também o meu caso (com a distância de conhecimento científico que nos separa, evidentemente, eu não percebo nem um quarto do que leio sobre a matéria).
Bem vindo ao campo da discussão que se pretende mais racional e menos contaminada por posições pré-definidas por critérios externos ao essencial do que está em causa.
henrique pereira dos santos

3 comentários:

  1. Não percebo estas deduções, Henrique. Primeiro, são poucos os que negam a existência de aquecimento, sobretudo até ao ano 2000. O que se nega é que ele seja consequência do CO2, que as medições de temperaturas sejam absolutamente fiáveis, e que seja garantido que existe um hockey-stick, entre outros aspectos. Agora, fraude científica é absolutamente evidente que houve, e cada vez mais isso fica evidente. Basta ver a quantidade de falhas descobertas em poucos dias nos relatórios do IPCC.

    Para mim, é igualmente evidente que o peer-review vai evoluir. Nada consegue parar os milhares/milhões de entusiastas do tema que coabitam na Internet. Eu e tu, e muitos mais... Como referes, pode haver distância no conhecimento científico entre as partes, mas o melhor virá sempre à tona.

    Finalmente, evoluções de opinião, ou mesmo mudanças são sempre bem-vindas. Veja-se o meu caso, em relação a mecanismos de combate aos fogos florestais. Sempre fui um grande defensor das centrais de biomassa, mas perante as tuas ideias das cabras, adaptei a minha argumentação. Pode ser que até esteja alguma coisa mal neste raciocínio, mas é normal que possa admitir mais tarde que até há uma melhor solução...
    Ecotretas

    ResponderEliminar
  2. Caro Henrique Pereira dos Santos,

    Saúdo-o pela sua auto-anunciada humildade. Fica-lhe bem, especialmente na vizinhança do Prof. Delgado Domingos.

    ResponderEliminar

Comentários anónimos são permitidos sempre e quando os seus autores se abstiverem de usar este espaço para desenvolver argumentos de tipo "ad hominem". Comentários que não respeitem este princípio serão apagados ou, no caso do sistema de moderação de comentários estar em funcionamento, não publicados.

Os autores do blogue reservam-se ainda o direito de condicionar a publicação de comentários depropositados, insultuosos, ou provocadores mesmo quando assinados.