terça-feira, maio 01, 2012
Duas excelentes exposições no MNHN
Estive este fim-de-semana no Museu Nacional de História Natural, onde visitei duas exposições sobre biodiversidade: "Piu - Um despertar para os sons da natureza" e "Presos no charco". Ambas as exposições são excelentes. A primeira introduz o conceito de paisagens acústicas e foi coordenada pelo Paulo Marques, um investigador em comunicação animal. Apresenta paisagens acústicas de vários pontos do país, e desenvolve a ideia de monitorização da biodiversidade a partir da monitorização destas paisagens acústicas ao longo dos anos. É uma excelente abordagem que me deixou a pensar em termos de generalização a nível global, na rede GEO BON que tenho vindo a desenvolver com outros colegas por esse mundo fora. Com um conjunto de "ninhos" interactivos o visitante é exposto à forma como as paisagens acústicas são compostas por diferentes sons, de vários animais e também de máquinas e actividades humanas.
A outra exposição debruça-se sobre a biodiversidade dos charcos temporários, e foi coordenada pela Maria José Caramujo, uma investigadora que tem estudado os crustáceos que habitam estes micro-habitats. É um mundo de mini e micro-organismos para o qual não estamos normalmente despertos, mas que é trazido para a nossa escala de uma forma cativante pela equipa da exposição. Ficamos a conhecer algumas das espécies mais comuns nestes habitats e também a forma como resistem à dissecação durante o Verão.
Vale a pena a visita.
1 comentário:
Comentários anónimos são permitidos sempre e quando os seus autores se abstiverem de usar este espaço para desenvolver argumentos de tipo "ad hominem". Comentários que não respeitem este princípio serão apagados ou, no caso do sistema de moderação de comentários estar em funcionamento, não publicados.
Os autores do blogue reservam-se ainda o direito de condicionar a publicação de comentários depropositados, insultuosos, ou provocadores mesmo quando assinados.
Deve ter sido mesmo interessante:)
ResponderEliminar