segunda-feira, novembro 10, 2008

E porque não?


Todos nós vamos pagar, via conta da electricidade, um monte de dinheiro para viabilizar uma tarifa eléctrica de suporte às centrais de biomassa.

A justificação social, para além das energias renováveis e etc., que neste caso é duvidosa, relaciona-se com o controlo de combustiveis e a gestão do fogo.

Pergunto-me se o mesmo dinheiro, embora não dos comsunidores de electricidade mas do PRODER (dos nossos impostos, com certeza) não teria um efeito mais interessante se fosse usado para pagar a estrumação de terras a partir das camas do gado, prática hoje muito limitada.

É que pagando por isso se conseguia:

reduzir o consumo de adubos químicos;

melhorar o fundo de fertilidade;

melhorar a competividade da exploração florestal e;

gerir combustiveis, isto é, gerir melhor o fogo.

Alguém tem números para sabermos se é uma ideia absurda?

henrique pereira dos santo

2 comentários:

  1. Anónimo11/11/08

    Por favor expliquem por que razão temos todos que pagar, via factura da electrcidade, investimentos a centrais de biomassa? É que, pelos vistos, a EDP não reparte os seus lucros (http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7228) com todos nós. Ou será que tenho andado distraído e não tenho actualizado a minha caderneta? Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pr)

    ResponderEliminar
  2. Não há almoços grátis e não cabe à EDP suportar os custos de modos de produção de energia que não entenda como o mais interessantes para o seu negócio.
    Aliás, neste caso, nem é a EDP a produtora nas centrais de biomassa.
    Dados os custos envolvidos ou a tarifa é mais alta que noutros modos de produção ou ninguém vai produzir assim.
    O mesmo se passa com a eólica ou com o foto-voltaico.
    Dentro de limites e de modelos de negócios transparentes eu acho que é razoável pagarmos formas de energia com menos externalidades ambientais negativas mais caras.
    A minha dúvida é se isso se justifica no modelo de centrais de biomassa escolhido.
    henrique pereira dos santos

    ResponderEliminar

Comentários anónimos são permitidos sempre e quando os seus autores se abstiverem de usar este espaço para desenvolver argumentos de tipo "ad hominem". Comentários que não respeitem este princípio serão apagados ou, no caso do sistema de moderação de comentários estar em funcionamento, não publicados.

Os autores do blogue reservam-se ainda o direito de condicionar a publicação de comentários depropositados, insultuosos, ou provocadores mesmo quando assinados.