Sim, tanto mais que uma das regiões mais inóspitas da Península Ibérica, constituída pela Serra de Segundera, Montes Aquilianos e outras elevações, situa-se imediatamente a norte de Bragança. Por essa razão ainda no início do século de 1800 se organizavam caçadas em busca de ursos divagantes no concelho de Bragança. O veado espraiou-se por todo o distrito, já chegou ao rio Douro. Os javalis, raposas e outras bichesas entram de contínuo no perímetro urbano da cidade. Tinha graça ver um dia ursos encarrapitados a depenicar frutos de tramazeira no vale do rio Sabor. Como tudo mudou. Cada vez que me lembro da aventura que era ir às Fisgas do Ermelo ver águias-reais nos idos 1970, e da emoção de ver um grupinho enfezado de carvalhos-negral atarracados ao som do machado ...
Comentários anónimos são permitidos sempre e quando os seus autores se abstiverem de usar este espaço para desenvolver argumentos de tipo "ad hominem". Comentários que não respeitem este princípio serão apagados ou, no caso do sistema de moderação de comentários estar em funcionamento, não publicados.
Os autores do blogue reservam-se ainda o direito de condicionar a publicação de comentários depropositados, insultuosos, ou provocadores mesmo quando assinados.
Bom artigo. Quando escrever outro linque aqui.
ResponderEliminarSim, tanto mais que uma das regiões mais inóspitas da Península Ibérica, constituída pela Serra de Segundera, Montes Aquilianos e outras elevações, situa-se imediatamente a norte de Bragança. Por essa razão ainda no início do século de 1800 se organizavam caçadas em busca de ursos divagantes no concelho de Bragança.
ResponderEliminarO veado espraiou-se por todo o distrito, já chegou ao rio Douro. Os javalis, raposas e outras bichesas entram de contínuo no perímetro urbano da cidade. Tinha graça ver um dia ursos encarrapitados a depenicar frutos de tramazeira no vale do rio Sabor.
Como tudo mudou. Cada vez que me lembro da aventura que era ir às Fisgas do Ermelo ver águias-reais nos idos 1970, e da emoção de ver um grupinho enfezado de carvalhos-negral atarracados ao som do machado ...
O veado chega ao rio Douro? Em que zona? Vindos de Bragança ou de Espanha?
ResponderEliminarFoi abatido um, ilegalmente claro está, e já algum tempo, para os lados de Vila Flor.
ResponderEliminarObrigado pelo registo. O mais a sul que tinha conhecimento era uma observação um pouco acima de Macedo de Cavaleiros
ResponderEliminarÉ preciso ter em atenção que o veado abatido na zona de Vila Flor poderá ter sido algum exemplar que tenha fugido do "Parque biológico" de Vila Flor!
ResponderEliminar