quarta-feira, abril 11, 2007

Fogos (conclusão)

Conclusões

A análise da afectação da área do PNSAC pelos fogos entre 1985 e 2000 permite concluir que os valores naturais em presença só pontualmente deverão ser afectados pelos fogos que anualmente se desenvolvem nesta área, nomeadamente no que diz respeito às espécies de aves de rapina dos espaços florestais, sobretudo pela redução dos povoamentos adultos de resinosas.

Em qualquer caso há algumas classes de uso que deveriam ser objecto de especial cuidado na sua defesa, sobretudo as folhosas autóctones (incluindo as áreas de maior intensidade de regeneração natural da vegetação autóctone) e os povoamentos florestais de resinosas.

Aparentemente não são necessária grandes preocupações em relação aos usos mais afectados pelos fogos florestais (matos e herbáceas não cultivadas), já que a frequência dos fogos não é de molde a pôr em causa o seu interesse conservacionista, sendo apenas prudente integrar os aspectos referentes ao fogo numa lógica de protecção civil.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola paizinho muito interessante este post

Unknown disse...

Muito interessante...ótimos comentários, aproveito para divulgar um site pertinente do qual vocês deveriam participar: http://www.conexaoterra.com.br