segunda-feira, novembro 10, 2008

E porque não?


Todos nós vamos pagar, via conta da electricidade, um monte de dinheiro para viabilizar uma tarifa eléctrica de suporte às centrais de biomassa.

A justificação social, para além das energias renováveis e etc., que neste caso é duvidosa, relaciona-se com o controlo de combustiveis e a gestão do fogo.

Pergunto-me se o mesmo dinheiro, embora não dos comsunidores de electricidade mas do PRODER (dos nossos impostos, com certeza) não teria um efeito mais interessante se fosse usado para pagar a estrumação de terras a partir das camas do gado, prática hoje muito limitada.

É que pagando por isso se conseguia:

reduzir o consumo de adubos químicos;

melhorar o fundo de fertilidade;

melhorar a competividade da exploração florestal e;

gerir combustiveis, isto é, gerir melhor o fogo.

Alguém tem números para sabermos se é uma ideia absurda?

henrique pereira dos santo

2 comentários:

Anónimo disse...

Por favor expliquem por que razão temos todos que pagar, via factura da electrcidade, investimentos a centrais de biomassa? É que, pelos vistos, a EDP não reparte os seus lucros (http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=7228) com todos nós. Ou será que tenho andado distraído e não tenho actualizado a minha caderneta? Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pr)

Henrique Pereira dos Santos disse...

Não há almoços grátis e não cabe à EDP suportar os custos de modos de produção de energia que não entenda como o mais interessantes para o seu negócio.
Aliás, neste caso, nem é a EDP a produtora nas centrais de biomassa.
Dados os custos envolvidos ou a tarifa é mais alta que noutros modos de produção ou ninguém vai produzir assim.
O mesmo se passa com a eólica ou com o foto-voltaico.
Dentro de limites e de modelos de negócios transparentes eu acho que é razoável pagarmos formas de energia com menos externalidades ambientais negativas mais caras.
A minha dúvida é se isso se justifica no modelo de centrais de biomassa escolhido.
henrique pereira dos santos