quinta-feira, junho 04, 2009

É isto um país? (III)



Leio:
"Escolas de surf têm aval de Ministro....Para cumprir a palavra que deu aos surfistas da Costa Vicentina, ontem, na Arrifana - permitir que 30 escolas de surf continuem a ter estruturas de apoio em madeira naquelas praias -, o Ministro vai ter de arranjar uma forma de contrariar o POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira) da zona....o Ministro Nunes Correia foi peremptório: "o surf é para ficar e ponto final".
Conheço bem o problemam, quer do lado da administração, quer do lado das escolas de surf em causa, quer de muitos outros surfistas que contestam a situação existente (declaração de interesses: tive algum contacto com o assunto quando era responsável pelo Turismo de Natureza do ICNB e tenho ligações familiares ao surf que fazem com que tenha algumas proximidade com muitos dos responsáveis pelo Surf em Portugal.
Que o surf existirá na Costa Vicentina, não me restam dúvidas. Que para isso aquelas escolas e aquelas infra-estruturas sejam indispensáveis, está longe de estar provado. Que o POOC não gere convenientemente essa realidade, também não tenho dúvidas. Que é necessária sensibilidade e bom senso para encontrar soluções de verdadeiro conflito de interesses, também não tenho dúvidas.
Do que tenho dúvidas é de ministros que falam do que não conhecem e são perempórios sobre situações ilegais (justas ou não, é outra discussão), tirando o tapete à actuação repressiva dos seus serviços.
henrique pereira dos santos

Sem comentários: