quinta-feira, outubro 22, 2009

badalhoquice nacional



A pedido, um amigo teve a gentileza de fazer e enviar-me estas fotos, obtidas após a feira de Castro Verde, realizada no fim-de-semana passado. Comentou comigo que este ano o cenário era, apesar de tudo, mais decente, porque os serviços de limpeza iniciaram os trabalhos rapidamente, o que, apesar de tudo, contrasta com o que eu assistira há uns anos atrás, quando no dia seguinte à feira um forte vendaval varreu a vila, levando plásticos e cartões pelos ares. Uma espécie de cenário de outro mundo, de um mundo aparentemente pior.



É normal que, nestes dias, os serviços de limpeza dediquem especial atenção aos locais onde se realizara a feira. Mas parece-me um verdadeiro desleixo e falta de civismo esta espécie de "façamos nas fraldas que alguém há-de limpar". Mas há quem viva bem assim...

Gonçalo Rosa

4 comentários:

aeloy disse...

Aproveito para referir que os exemplos veêm de cima...
Passadas duas semanas do último acto eleitoral as nossas cidades, vilas e paisagens continuam cheias de cartazes (outdoors) de todos, todos os partidos alguns dos quais (do MPT, por exemplo) ainda a pedir o voto para...as europeias.
Existe legislação que obriga os partidos a retirar a sua publicidade,,, mas infelizmente com o conúbio das Câmaras (que nem sequer accionam as coimas previstas na lei!) vamos mantendo o país assim enfeitado.
Como em Espanha era necessário uma legislação que proibisse este triste espectáculo por todo o lado, que mostra a irresponsabilidade generalizada...
Claro que quando estes exemplos vêem de cima....
Saudações
António Eloy

Gonçalo Rosa disse...

Caro António,
Ainda que concorde que os exemplos devem vir de cima, nada justifica que a malta cá de baixo tenha atitudes como esta que é, aliás, prática habitual em muitas feiras.
Um dia destes, o argumento de que "os exemplos vêm de cima" servirá para fazer o que quer que seja, desde eu deitar papeis no chão e por aí fora. O que não me parece nada razoável.
Gonçalo Rosa

aeloy disse...

Gonçalo,
Dar-me-à o crédito de, embora tenha referido o que penso que é um elemento de total iniquidade daqueles que formam os poderes, não desculpar com essa referência a mencionada badalhoquice nacional, que registo no meu dia a dia e que me merece total condenação.
Diria que é uma pescadinha de rabo na boca...
Saudações
António Eloy

Gonçalo Rosa disse...

António,
Com certeza que sim. Apenas pretendi sublinar uma certa atitude de desresponsabilização que muitos dos de cá de baixo assumem, com grande à vontade (e vontade), quando os de lá de cima não são bom exemplo.
Gonçalo Rosa