quinta-feira, novembro 26, 2009

de dromedários e outros camelos



Etiópia, Novembro de 2009

Existirão certamente óbvias razões para que a lógica da minha ignorância vá rapidamente por água abaixo, mas não resisto a levantar uma insólita questão, bronzeada seguramente pelos minutos que me sobram no deserto e apimentada pelo calor que me esquenta a cabeça…

Porque razão é que estas simpáticas criaturas utilizadas na África sub-saariana como animais de carga e para produção de carne e de leite, de grande resistência ao calor e ao frio, de dias e noites em zonas desérticas, que pastam não raras vezes com cabras, que, posso atestar, produzem saborosos e biológicos bifes, que comem quase qualquer vegetal e não só, que aparentemente dão pouquíssimo trabalho… nunca foram introduzidos no sul de Portugal?

Seria, para mim, presença mais expectável que as já familiares avestruzes, tendo em vista a produção de carne.

Existirão razões de rentabilidade económica ou outras que inviabilizem a ideia e que me voltem a pôr os pés na terra?

Gonçalo Rosa

Sem comentários: