sexta-feira, dezembro 04, 2009

O insuspeito amor do Insurgente para com Estaline

O blog O Insurgente tem-se destacada na campanha negacionista em relação às alterações climáticas publicando posts atrás de posts de tudo o que sirva para explicar o climagate como sendo "e-mails comprovativos de um conluio para denegrir e apagar as posições de quem questione a actividade humana como principal causa do aquecimento global".
Ao princípio nem liguei muito (é um blog que não frequento regularmente apesar da sua base ideológica liberal, que será semelhante à minha em muitos aspectos), mas a partir de certa altura achei que era demais o desequilíbrio da transmissão da informação e comecei a fazer alguns comentários.
Um contribuinte do blog de nome Miguel de vez em quando respondia-me, cordialmente embora nunca usasse um único argumento de substância e um outro, André Azevedo Alves, do alto da sua autoridade, ia dizendo que não percebo nada de peer review.
Eu, que sei que é verdade, quis saber em concreto o que é que o demonstrava no que eu tinha escrito. Mas as pessoas importantes não descem à trivialidade dos argumentos e portanto limitou-se a, várias vezes, repetir que eu não percebia nada de peer review (o que sendo verdade nem sequer percebi o que tinha de tão essencial para imeditamente desqualificar o que quer que eu dissesse sobre o climagate).
Quando publicaram um post que no seu título dizia que Phil Jones se tinha afastado mas no corpo insinuava que tinha sido suspenso (ao que André esperava que se seguisse a demissão) achei que era desonestidade intelectual a mais e disse-o nos comentários.
Nada se passou, continuando eu a dizer o que me apeteceu até que num outro post linquei o artigo da nature e do economist.
Aí o importante André disse que o meu comentário confirmava a minha má educação.
Ainda comentei dizendo que não percebia de onde vinha a acusação de má educação, mas se o senhor assim o entendia eu pedia desculpa e não repetiria a acusação de desonestidade.
Vi o comentário no blog, mas no dia seguinte não estava lá. Como sou ingénuo pensei que me tinha esquecido de carregar num botão qualquer para o publicar.
Depois comecei a reparar que eu fazia um ou outro comentário (de maneira geral a sugerir leituras alternativas à descabelada campanha do Insurgente) e fiquei a perceber que embora eu visse o comentário como se tivesse sido publicado, ele de facto não aparecia no blog.
Não tenho nada contra blogs que seleccionam o que publicam nos comentários.
Mas registo que mais um blog campeão do negacionismo nega aos outros a possibilidade de apresentar pontos de vista alternativos, evitando o contraditório, como faz o Mitos Climáticos. Mas o Mitos Climáticos é claro, não admite comentários.
Aqui é bastante mais subtil: a impossibilidade é disfarçada e ninguém sabe que existe.
Para quem faz tanto barulho com o climagate (que na mais desfavorável das hipóteses é exactamente um problema de manipulação de informação) não está mal.
O Insurgente segue as pisadas de Estaline.
Les beaux esprits se rencontrent.
henrique pereira dos santos

5 comentários:

Miguel B. Araujo disse...

Henrique, Não te surpreendas. Se semana passada enviei um post clarificando alguma manipulação de opinião num comentário céptico no blogue "a ciência não é neutra" e esse comentário, devidamente assinado, nunca foi publicado. Escrevi ao autor do blogue e este nunca respondeu. É curiosa esta atitude censora num blogue intitulado "a ciência não é neutra". Cada um é livre de fazer o que quer mas pela parte que me toca perderam um leitor.

José M. Sousa disse...

Mais grave que "O Insurgente", é o jornal "Público" dar cobertura - sob a capa da pretensa reputação científica de algumas pessoas deste triste país - a coisas como esta, contribuíndo para desinformação objectiva em larga escala, visto tratar-se de blog muito visitado.

Henrique Pereira dos Santos disse...

Caro José M. Sousa,
Estou em total desacordo.Acho muito bem que publiquem o que diz Delgado Domingos.
Quem achar que ele não tem razão, que argumente.
Em qualquer caso o direito à asneira é sagrado.
henrique pereira dos santos

José M. Sousa disse...

Não estava a referir-me apenas ao Delgado Domingos, mas também ao Jorge Buescu.

Eu percebo a ideia do direito à asneira, mas aqui há um problema de assimetria de informação, e estas pessoas usam dos seus títulos para difundirem desinformação sobre um assunto que não é anódino, que nos diz respeito a todos; não se trata de um mera querela entre académicos. Ora estas pessoas manifestamente comportam-se de forma irresponsável porque não têm um discurso informado, lógico e racional, mas puxam dos galões.
E o problema do argumento não funciona, por muito que se argumente, quem está a assistir sente-se confuso, porque o tempo para descortinar a "verdade" é escasso.

Susana Nunes disse...

Agradeço o testemunho, realmente pareceu-me algo estranho que, num blogue tão visitado, não houvesse polémica em relação aos referidos posts.

Quanto a mim mim, O Insurgente perdeu mais uma leitora.