terça-feira, dezembro 15, 2009

Um exemplo a seguir

Após uma troca de e-mails durante a primavera de 2009, a Sociedade Holandesa de Mamologia escolheu outra vez Portugal para realizar o Campo de Trabalho Cientifico (CTC) que organiza anualmente há mais de 25 anos, assim, entre 27 de Julho e 7 de Agosto decorreu na Serra da Estrela o CTC2009 que contou com a colaboração do CISE.

O objectivo principal destes CTC’s é o inventário e a aquisição de conhecimento sobre mamíferos da área de estudo, dada a multidisciplinaridade dos participantes destes CTC's, os outros grupos faunísticos e mesmo a flora também não são negligenciados, o que é reflectido nos relatórios.

A Vila de Loriga foi palco da base do CTC, que contou com a presença de uma trintena de pessoas (Holandeses, Portugueses e Belgas), o trabalho árduo (dia e noite literalmente) foi compensado pela inventariação de 40 espécies de mamíferos, 15 répteis, 9 anfíbios, 91 aves, 22 odonatas, 53 borboletas e 211 plantas, de referir que algumas destas espécies representam novos registos para a área de estudo. Os métodos utilizados neste CTC foram basicamente os de captura de micromamíferos com recurso a armadilhas tipo “sherman”, “longworth” e “pit fall”, captura de morcegos com recurso a rede, detecção de morcegos através de detectores de ultra-sons, foto-armadilhagem (aqui), e identificação directa e/ou indirecta de indivíduos através de várias metodologias realizadas no decursos de prospecções.

O relatório deste CTC pode ser descarregado aqui.

De referir ainda que em 2003 o CTC desta Sociedade foi realizado no Parque Natural do Alvão e cujo relatório está disponível aqui ou outros realizados em deferentes países.


Paulo Barros

Sem comentários: