domingo, fevereiro 28, 2010

Estará o clima a arrefecer?

Alguns blogues negacionistas têm vindo a apresentar análises que pretendem demonstrar que o clima está a arrefecer. Vale a pena debruçarmos-nos sobre estas análises. Steve Goddard, num post convidado do blogue de Anthony Watts, apresenta-nos o seguinte gráfico:


Neste gráfico mostra-se a área coberta por neve, nos meses de Dezembro e Fevereiro, no hemisfério norte. Não é necessário ser letrado em estatística para detectar uma tendência para aumento da área coberta por neve entre 1989 e 2010. Para os negacionistas isto é indicação de que o clima está a arrefecer. Ou, pelo menos, que não está a aquecer.

Não se percebe porque terá Goddard escolhido a série que começa em 1989 (uma série de ~20 anos quando as séries climáticas devem ser de pelo menos 30 anos) já que os dados disponíveis remontam a 1967. Num interessante post do "Open Mind", Tamino reanalisa os dados disponíveis desde 1967 e obtém o seguinte gráfico:


Também neste caso, não é preciso ser letrado em estatística para ver que nesta série não existe tendência marcada de aumento da área coberta por neve. Ou seja, concluir-se-ia que o clima não está a arrefecer mas não se poderia concluir que está a aquecer.

Na realidade a questão que vale a pena colocar não é se devemos analisar os dados a partir de 1967 ou 1989 (ainda que não faça sentido analisar ~20 anos quando existem dados para ~40). A pergunta mais importante é porque se analisam apenas os dados de inverno?

Nenhuma projecção climática sugere que os invernos desaparecerão do hemisfério norte e é de esperar que em virtude de haver mais água disponível na atmosfera (por aumento da evaporação) a precipitação sob forma de neve possa aumentar em certas circunstâncias. Mais sentido faria uma análise que incorporasse medições da área coberta por neve durante todos os meses do ano. Foi o que fez Tamino no post acima referido e o resultado encontra-se abaixo:


Não é preciso ser letrado em estatística para verificar que existe uma tendência climática para redução da área coberta por neve, no hemisfério norte, no período seleccionado por Steven Goddard.

Isto não prova que a redução da área coberta por neve é de origem humana mas prova que estes negacionistas não sabem muito bem o que andam a fazer.

9 comentários:

Manuela Araújo disse...

Caro Miguel
Sobre este assunto, se não conhece, sugiro um momento de bom humor com Jon Stewart:
http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2010/02/jon-stewart-e-unusually-large-snow.html
Cumprimentos e um bom Domingo

Henk Feith disse...

Caro Miguel,

Uma das coisas que me ensinaram nas aulas de estatística foi que ela serve muitas vezes como um candeeiro da rua para um bêbado: mais de suporte que de iluminação. Os exemplos dados aqui são prova disto: há uma ideia que precisa de dados para o suportar. Os dados são selecionados conforme a ideia inicial.

Porém, penso que os gráficos apresentados nem podem servir para concluir sobre tendências exclusivamente com base numa linha que (julgo eu) representa uma regressão simples linear pelos pontos de observação, sem qualquer referência à significância desta tendência. Nas fontes onde vieram estes gráficos relatam algo sobre a significância das (aparente) tendências?

Henk Feith

Miguel B. Araujo disse...

Cara Manuela, Obrigado pela sugestão.

Caro Henk, Os graus de confiança estatística são apresentados e discutidos no blog do Tamino. Não os introduzi nesta discussão pois estes não alteram a percepção visual dos gráficos e acrescentariam uma "side discussion" que 1) não é essencial para entender o que está em jogo; 2) não creio que interesse à maioria dos leitores do ambio. Mas se alguém estiver interessado podemos entrar nesta discussão também.

PS. Sim podem-se torturar dados até que digam o que um quer que eles digam, mas neste caso estamos a falar de análises muito simples (i.e., pouco torturados). Podem mesmo retirar-se as rectas dos gráficos que os padrões continuam visíveis para quem os quiser ver.

Anónimo disse...

Clima a arrefecer !?
Estou a ver que o autor é daqueles que dizem que os preços estão caros.
Para quem tanto ironiza com a ignorância dos outros, tinha a obrigação de ser mais rigoroso.

Miguel B. Araujo disse...

Os "headlines" não são meus caro anónimo:

http://wattsupwiththat.com/2010/01/11/ipcc-scientist-global-cooling-headed-our-way-for-the-next-30-years/

Nuno disse...

Isto não há coincidências:

"Climate Skeptics and Creationists Join Forces"

http://motherjones.com/blue-marble/2010/03/science-foes-join-forces

Anónimo disse...

Seguramente que hoje (5.III.2010), no Báltico, a resposta é afirmativa.

Anónimo disse...

Hoje é tempo não clima

João Magalhães disse...

O "Watts Up" é negacionista ou é cético? São todos doentes mentais por lá? Penso que existe distinção, até a li aqui neste blog, e com muito gosto.