sábado, fevereiro 27, 2010

Faia Brava Imobiliária

Ontem durante a realização do Gosto da Biodiversidade apareceu gente bastante diferente (e é curioso como a frequência de um centro comercial evolui ao longo do dia).
O mais interessante foi um senhor que queria saber exactamente o que estávamos ali a fazer (a maior parte das horas não há livecooking).
Viu o nome (Reserva Faia Brava), viu o logo (aí em cima), viu folhetos com animais e plantas, não viu uma única casa. Mas tinha ficado com a impressão de que era um projecto imobiliário.
E de facto faz sentido, se olharem bem a promoção imobiliária que por aí se vê.
henrique pereira dos santos

6 comentários:

Henk Feith disse...

Henrique,

Por mera curiosidade: donde vem o nome "Faia Brava"? (é capaz de estar no sítio da ATN, mas estou um pouco preguiçoso hoje). Porque pode haver muitas espécies por aí, mas faias (Fagus sylvatica) não me parece provável.

Henk

Henrique Pereira dos Santos disse...

Faia, localmente, é um topónimo que designa encosta muito declivosa ou escarpa (não sei). Se não tivesse visto nas cartas militares antigas também me teria parecido estranho o nome, mas é mesmo o topónimo de um daquelas encostas bravas que por lá estão.
henrique pereira dos santos

Francisco Barros disse...

Penso que nas nossas zonas insulares também esse topónimo (faia) está ligado a zonas de grandes declives. Não me parece que esteja ligado à Faia (Fagus sylvatica).

Faia brava = Declive agreste, Declive escarpado... algo assim... penso eu...

A origem do mesmo, desconheço...

Henk, o que te levou a pensar em Faia (árvore)? Pode ter alguma lógica...

Francisco Barros disse...

Pegando nas palavras do Henrique:

"E de facto faz sentido, se olharem bem a promoção imobiliária que por aí se vê."

De facto a promoção imobiliária cada vez mais se faz valer do "valor ambiental" da envolvente. Tenho reparado nisso com alguma frequencia.

Mais casos existem, mas este vive "paredes meias" comigo:
http://www.atalho.pt/170151

Francisco Barros

Henk Feith disse...

Caro Francisco,

Desconhecia esse significado da palavra faia, portanto relacionei-a com a árvore. Foi aí que nasceu a minha curiosidade, porque embora a faia ocorra esporadicamente em Portugal, não é seguramente na Beira Interior.

Henk

joserui disse...

Caro Henrique Pereira dos Santos, desejo o maior sucesso a esta iniciativa e que a ATN possa aumentar o número de sócios.
Quanto às imobiliárias algo está muito mal. Noutros países não se pode fazer publicidade enganosa. Promover a "Urbanização do Pinheiral" (genericamente) com verdes imagens, local onde a única árvore que existe é um eucalipto arruinado, não parece correcto. Mas se há quem compre, suponho que gostem da publicidade e do local. É mais um retratinho deste encanto de sociedade. -- JRF