segunda-feira, maio 24, 2010

Biodiversity4all (V)

Uma vez mais torno a este projecto. Sábado era o dia internacional da biodiversidade e o dia B, do programa BioEventos que assinala o ano internacional da biodiversidade.
O dia B pretendia que as pessoas fossem para o campo e assinalassem observações, regitando-as na base de dados Biodiversity4all.
É natural que ainda não estejam registados todas as observações recolhidas nesse dia, mas mesmo que não haja mais nenhuma gostava de assinalar que já estão registadas nesse dia quase 250 observações.
E que estão registadas na base mais de 640 observadores. Eu sei que é preciso não nos deixarmos enganar por este número, porque até eu estou lá registado e o meu contributo como observador será sempre muito próximo do zero (não quero ser responsável por aumentar a taxa de identificações erradas que necessariamente existem neste tipo de sistemas).
E a base já tem mais de onze mil observações.
Os portugueses já são preponderantes em quase todas listas de observadores mais activos (estão organizadas por grupos) e em termos absolutos de mais espécies registadas, Paulo Eduardo Cardoso já está em segundo.
Às vezes dizem-me que os portugueses não são mobilizáveis, não se associam, não partilham organizadamente interesses comuns e não são participativos.
Às vezes não acredito.
henrique pereira dos santos

1 comentário:

João Soares disse...

Isto é o fruto já recolhido de muito maior literacia do País, mais abertura e mais consciência para estes problemas.Muita teimosia.Mas creio que é a vida descartável e o excesso de carpe diem, conduziu a um não retorno, Henrique. Ou terá que haver um ecossocialismo urgente ou uma "evangelização" muito actuante.Eu já alertei que ultrapassamos o pico petrolífero, vários artigos denunciam que também ultrapassamos os 400 pm de GEE...Ok, já há as redes sociais que são "virulentas" tudo bem, mas os mercados como está à vista de todos, não funcionam. Vê o caos da BP no Golfo do México..Entretanto vemos tabuleiros perigosos a mexerem-se: Lula pró-OGM e nuclearista vai apertar a mão a um ditador...quanta loucura...Achas que a Educação Ambiental não presta para nada. Mas vês alguns e bons resultados:) Eu vejo-o quase todos os dias, com muito diálogo e pontos de vista...e combatendo muito desinteresse, muitos mitos.