sábado, junho 05, 2010

(ainda) dos jacarandás e d'outras coisas...



Naquela manhã de sábado, subia a avenida arrastando mala e tripé. Dois homens que, árvore a árvore, colocavam um pequeno papelinho violeta em cada tronco, cruzaram-se comigo no meio da alameda. Depois de meia dúzia de fotos tiradas pelas bandas do café Républica, fiz-me ao regresso calçada abaixo. Cruzei-me com um dos homens que, entretanto, havia terminado a sua tarefa. Ofereceu-me um dos papelinhos que sobrara e que recusei, como quase sempre recuso publicidade. Só depois, já perto de entrar para o carro, reparei no que anunciava. Uma breve alusão aos jacarandás da avenida, os mesmos que eu acabara de fotografar, fixava alguns transeuntes que, uns madrugadores, outros de regresso a casa vindos de bares e discotecas, se deixavam surpreender pelos papelinhos da cor da flor dos jacarandá. 

Mais abaixo, encontrei Luís e Ricardo tomando café e apreciando a reacção de uma ou outra pessoa que descobria o pequeno papelinho violeta. Explicaram-me que gostavam de passear e fotografar a cidade e elucidaram-me que, este ano, se haviam lembrado de fazer esta acção, pelo gosto que têm pelos jacarandás de Lisboa. Não tinham um fim muito concreto. Não pertenciam a nenhuma organização. Não procuravam trabalho. Não tinham nada para vender. Apenas gostam de ver a reacção das pessoas e partilharem a beleza dos jacarandás.

E é por isso que sorrio, cada vez que me vêm com a história que os portugueses não querem saber, não participam, têm pouca cultura associativa. É como dizer que este ano não conseguimos comer cerejas porque a época foi fraca. Santa paciência!

Gonçalo Rosa 
ps - que me perdoem o Luís e o Ricardo, se a minha memória lhes trocou os nomes... :)

2 comentários:

joserui disse...

Estou a ver... não se consegue comer cerejas... e o Banif, entra onde nesta história? -- JRF

Anónimo disse...

"Não tinham um fim muito concreto. Não pertenciam a nenhuma organização. Não procuravam trabalho. Não tinham nada para vender. Apenas gostam de ver a reacção das pessoas e partilharem a beleza dos jacarandás."

porque a cor do banif e o logo no canto inferior?

estranho........