terça-feira, julho 24, 2012

Será maldição?


Aproveito para assinalar a morte recente de John Lord
Lá está o Governo a fazer asneiras em relação aos fogos.
"Num comunicado divulgado pela tutela, lê-se que o ministro Miguel Macedo assinou nesta segunda-feira um despacho em que pede “uma análise dos meios humanos e materiais envolvidos” no combate às chamas. O relatório – que não é um inquérito, nota o ministério – deverá conter também informação sobre as “fases de empenhamento” e o “grau de desempenho” daqueles meios e ainda sobre “eventuais dificuldades ou falhas na coordenação e avaliação dos meios envolvidos na operação, a cada momento”.
Lá no gabinete do Ministro que tutela a protecção civil não haverá mesmo ninguém com uma pálida ideia do que são fogos e das dezenas de relatórios que existem sobre o assunto que mais vírgula, menos vírgula, explicam as coisas?
Nos comentários a um post do Paulo Fernandes no facebook três pessoas em amena cavaqueira identificam imediatamente mais de dez documentos que serviriam para o que o Senhor Ministro quer saber.
Mas se não quiser perder muito tempo, basta ligar ao Zé Miguel Cardoso Pereira e ao Paulo Fernandes (a ordem é arbitrária) que em meia hora fica a saber tudo o que precisa.
Mas pelos vistos os jornalistas não têm mais que fazer que ouvir o Jaime Marta Soares a debitar dinossaurices iguais às que sempre debitou e que nunca serviram para nada a não ser pedir mais dinheiro e recursos para os bombeiros (com isso o orçamento da protecção civil passou de 30 milhões para 130 milhões e os resultados são essencialmente os mesmos. É natural, dizia o Paulo Fernandes que pelas contas dele seriam precisos 3000 canadairs para apagar este fogo recente do Caldeirão, ou seja, a margem de progresso continua a ser imensa do ponto dos vista dos meios necessários para apagar fogos).
Com treinos intensivos de fogos quase todos os anos o que poderá explicar a nossa incapacidade de aprender?
Será maldição?
henrique pereira dos santos

Sem comentários: