domingo, novembro 18, 2012

Stakeholder engagement - um exemplo prático

Imagem obtida aqui
Conforme a Wikipédia: Stakeholder engagement is the process by which an organisation involves people who may be affected by the decisions it makes or can influence the implementation of its decisions. They may support or oppose the decisions, be influential in the organisation or within the community in which it operates, holds relevant official positions or be affected in the long term. Ver mais aqui.

Em Portugal, o envolvimento de partes interessadas ainda é um assunto relativamente desconhecido; no entanto, em certas áreas começa a entrar na agenda dos conselhos de administração. A área de gestão florestal é muito propícia para implementar iniciativas de envolvimento de partes interessadas e os processos de certificação florestal têm sido um dos motores destas iniciativas.

Surgiu agora um exemplo prático de envolvimento de partes interessadas: a empresa Altri Florestal lançou recentemente um projeto de envolvimento, em que oferece a possibilidade a organizações interessadas, no sentido mais lato possível, de estabelecer uma parceria na gestão da biodiversidade de duas propriedades florestal no SIC da Serra de Monchique.

Trata-se de duas propriedades, no total de cerca de 90 hectares, ocupadas por vegetação mediterrânica típica da serra, com dominância de medronhais e urzais, mas também com formações interessantes e relativamente raras, como os adelfeirais de Rhododendron ponticum subsp. roboris. A zona é de ocorrência habitual da águia de Bonelli e tem condições muito favoráveis para o lince-ibérico.

O que se pretende nesta iniciativa é ceder a gestão destas propriedades a uma entidade com mais conhecimento e mais vocação para estas áreas de conservação. A parceria permite por um lado dar uma nova dinámica à gestão das propriedades em causa, como por outro lado partilhar experiência e conhecimento entre as duas organizações envolvidas na parceria.

A Altri Florestal abriu um processo de concurso público para a apresentação de propostas para a gestão das propriedades, aberto a qualquer entidade com ambição para assumir a gestão de propriedades florestais. Para tal, é preciso descarregar o caderno de encargos através do blogue da empresa e elaborar a proposta. Depois de analizadas as propostas recebidas, será escolhida a proposta mais interessante em termos de gestão dos valores de biodiversidade e natureza.

Henk Feith
Responsável para gestão florestal da Altri Florestal

2 comentários:

Anónimo disse...

Experiência e vocação não faltam, o dinheiro é que... e Cabeço Santo é, antes de mais, o resultado do esforço de um homem; Faia Brava é o exemplo mais indicado mas não existiria sem o financiamento holandês...

Henrique Pereira dos Santos disse...

Nem o esforço de um homem nem o financiamento holandês (e deve estar enganado a este respeito) caem do céu. Nós, ATN, estamos a avaliar o caderno de encargos para concorrer e temos pena se esta iniciativa for única, dentro e fora da ALTRI.
henrique pereira dos santos