Sim, tanto mais que uma das regiões mais inóspitas da Península Ibérica, constituída pela Serra de Segundera, Montes Aquilianos e outras elevações, situa-se imediatamente a norte de Bragança. Por essa razão ainda no início do século de 1800 se organizavam caçadas em busca de ursos divagantes no concelho de Bragança. O veado espraiou-se por todo o distrito, já chegou ao rio Douro. Os javalis, raposas e outras bichesas entram de contínuo no perímetro urbano da cidade. Tinha graça ver um dia ursos encarrapitados a depenicar frutos de tramazeira no vale do rio Sabor. Como tudo mudou. Cada vez que me lembro da aventura que era ir às Fisgas do Ermelo ver águias-reais nos idos 1970, e da emoção de ver um grupinho enfezado de carvalhos-negral atarracados ao som do machado ...
Espaço de informação e reflexão sobre ambiente e sociedade. Este blogue tem uma gestão partilhada com a lista portuguesa de ambiente (também chamada ambio), no entanto, as contribuições para cada um dos espaços são autónomas pelo que podem divergir na importância e destaque dados aos temas ambientais abordados. Os únicos lemas a seguir serão reflexão, originalidade e (deseja-se) qualidade. Com este espaço espera-se potenciar a escrita de ensaio e aprofundamento de temas ambientais em língua Portuguesa.
6 comentários:
Bom artigo. Quando escrever outro linque aqui.
Sim, tanto mais que uma das regiões mais inóspitas da Península Ibérica, constituída pela Serra de Segundera, Montes Aquilianos e outras elevações, situa-se imediatamente a norte de Bragança. Por essa razão ainda no início do século de 1800 se organizavam caçadas em busca de ursos divagantes no concelho de Bragança.
O veado espraiou-se por todo o distrito, já chegou ao rio Douro. Os javalis, raposas e outras bichesas entram de contínuo no perímetro urbano da cidade. Tinha graça ver um dia ursos encarrapitados a depenicar frutos de tramazeira no vale do rio Sabor.
Como tudo mudou. Cada vez que me lembro da aventura que era ir às Fisgas do Ermelo ver águias-reais nos idos 1970, e da emoção de ver um grupinho enfezado de carvalhos-negral atarracados ao som do machado ...
O veado chega ao rio Douro? Em que zona? Vindos de Bragança ou de Espanha?
Foi abatido um, ilegalmente claro está, e já algum tempo, para os lados de Vila Flor.
Obrigado pelo registo. O mais a sul que tinha conhecimento era uma observação um pouco acima de Macedo de Cavaleiros
É preciso ter em atenção que o veado abatido na zona de Vila Flor poderá ter sido algum exemplar que tenha fugido do "Parque biológico" de Vila Flor!
Enviar um comentário