quarta-feira, maio 24, 2006

Uma verdade inconveniente

Para informações complementares sobre o percurso de Al Gore, ler aqui.

Estreia hoje, nos Estados Unidos, o documentário «An Inconvenient Truth», um projecto dinamizado por Al Gore - antigo vice-presidente norte-americano e candidato derrotado nas eleições de 2000. No próximo mês será lançado um livro com o mesmo título. Em ambos os casos aborda as consequências das alterações climáticas a nível planetário.



O documentário tem tido críticas nos media muito favoráveis. Por exemplo, ontem e hoje, o New York Times publicou dois artigos sobre ele. E há mesmo uma página de publicidade ao documentário, o que prognostica que o seu impacte nos Estados Unidos pode ser bastante importante. O estilo do documentário - pelo trailler que já vi (pode ser visto aqui, por exemplo) - é bastante cinematográfico (foi realizador por um colaborador do Quentin Tarantino), mas também didático, com Al Gore a servir de «cicerone» (professor) com uma desenvoltura extraordinária.

Cada vez me convenço mais de que o Mundo seria agora bem diferente se Al Gore tivesse vencido as eleições há seis anos. E não era apenas em relação às questões ambientais...

10 comentários:

Anónimo disse...

Não é Se AlGore tivesse ganho as eleições, mas se lhe tivessem deixado tomar posse de Presidente dos USA, porque as eleições ele ganhou-as nas urnas.

Será que Algore presidente, não aconteceria o 911? Julgo que aqui não haveria alteração. Haveria na mesma a invasão do Afeganistão e talvez o Saddam ainda governasse o Iraque.

Anónimo disse...

Tive oportunidade de ver o filme.
Claro que os lobbies nos EUA diminuiriam o impacto das medidas que Al Gorepudesse tomar. Mas certamente o mundo seria diferente...
E, mesmo que Saddam continuasse a governar ditatorialmente certamente teria feito menos mal ao mundo que a invasão norte-americana com as suas agressões..
Mas, no que ao filme se reporta os EUA teriam assinado o acordo de Quioto..e só isso..teria sido tão diferente para nós, mas sobretudo para nossos filhoe e netos.

Manuel

Anónimo disse...

Vejam o filme "911 - Loose Change 2nd Edition" e depois pensem o que quiserem

Anónimo disse...

Repito o que anonimo disse.. Vejam esse documentário e depois reflictam.. Teria sido tudo muito diferente. Cada vez mais acredito que o 11 de setembro foi uma conspiração interna.

Anónimo disse...

O Documentário "Uma Verdade Inconveniente", é uma aula que, além de apresentar os dados alarmantes sobre o aquecimento global, degelo das calotas polares e elevação do nível do mar, anal

Anónimo disse...

O Documentário "Uma Verdade Inconveniente", é uma aula que, além de apresentar os dados alarmantes sobre o aquecimento global, degelo das calotas polares e elevação do nível do mar, analisa eventos importantes, recentemente acontecidos, como o furacão Katrina. Esses fatos são um alerta a população mundial em relação ao super-aquecimento global. É uma verdadeira aula expositiva; é um aviso para aqueles que se preocupam com as futuras gerações (nossos filhos e netos) e com o futuro do Planeta em condições viáveis. É imperdível!!! É espetacular!

Anónimo disse...

A verdade que está dentro de todos nós, mas que nos custa a admitir... Al Gore neste documentário reaviva-nos essa verdade para um patamar de "revolta"! Aconselhável a todos o verem; pode ser que o "poder" do cinema nos Homens os una numa "Luta" justa e nobre! Al Gore ganhaste mais um "fiel"!

Anónimo disse...

Conheci uma empresa portuguesa, sim PORTUGUESA! certificada com o rótulo ecológico europeu q propõe produtos de algoão orgânico/biológico. Sabiam que 25% dos pesticidas e herbicidas químicos produzidos no mundo são utilizados nos campos de algodão ( Zero no algodão orgânico), que no processo dos artigos de algodão orgânico e nas cores naturais se reduz em cerca de 60% o consumo de malha!!! ( www.naturapura.pt)

Anónimo disse...

parabens a al gore pelo projecto excelente que dinamizou acerca do nosso planeta. penso que muita gente ficou sensibilizada e interessada no assunto.

talvez se ele fosse presidente as coisas tivessem sido bem melhores... e talvez nao tivessemos assistido ao dia fatídico que foi o 11 de setembro...

Anónimo disse...

eu vi o documentario ha pouco tempo mas axei impressionante, axu k AL GORE esta de parabens pelo excelente trabalho, e tambem axu k se ele tivesse tomado a presidencia dos estados unidos como ja outra pessoa aki referio, o 11 de setembro de 2001 teria sido um dia como os outros e nao u fatidico dia k foi...
axu k u SR PRESIDENTE GEORGE W BUSH se devia ir catar, pk para SADDAM HUSSEIN ser executado o SR.BUSH devia estar ao ladu e serem os dois enforcados lado a lado, isto para ser justo, para alem disto axu piada tb ao SR.BUSH por xamar terroristas ao BIN LADEN e a ALKAEDA kuando ele manda tropas po iraque so por causa do petroleo....ate posso tar muito errado nas opinioes k tenhu, afinal sou apenas um puto de 16 anos, mas isto é u k axu....