segunda-feira, janeiro 19, 2009

Nova gestão da lista e blogue ambio

Como se costuma dizer: ano novo vida nova!

Como sabem a lista ambio foi fundada em 1996 pela Margarida Silva com o fito de proporcionar um espaço de informação e debate sobre temas ambientais em Portugal. O período em que geri a lista (2001-2009) foi marcado pela migração do sistema de funcionamento da lista para um sistema mais avançado, a criação dos arquivos da lista, a criação das regras de "netiqueta" e a gestão activa de membros, activando e desactivando, sempre que necessário mas de forma cirúrgica, a função de moderação de
subscritores. Paralelamente foi criado, em 2004, o blogue da ambio que, além de ampliar e completar o espaço de debate sobre temas ambientais também serviu para promover a lista "extra muros" e contribuir para que tivesse passado de pouco menos de 200 membros, em 2001, para quase 600 em 2009.

Os desafios que se colocam à lista ambio, em 2009, não são inteiramente coincidentes com os desafios que se colocavam à lista em 2001 mas a necessidade de manter uma lista de discussão, com qualidade, sobre temas ambientais, essa, continua tão actual como anteriormente. Para responder a estes novos desafios é necessário disponibilidade e energia que hoje, em virtude de crescentes afazeres, sinto escassear. Consciente deste facto procurei, no decurso de 2008, conjuntamente com a Margarida Silva, estabelecer contactos com vista a encontrar uma pessoa que reunisse as condições para assumir a gestão da lista ambio assim como do blogue com o seu nome.

Hoje é o dia em que esses contactos deram os seus frutos e é com regozijo que anuncio que o Miguel Oliveira e Silva, um prestigiado membro sénior desta lista, concordou suceder-me na gestão de ambas plataformas de comunicação.

Como muitos sabem mantive com o Miguel Oliveira e Silva acalorados debates em que raramente coincidimos. O facto de o ver suceder-me na gestão da lista e blogue é, para mim, motivo de alegria e orgulho pois demonstra que, acima de todas as diferenças, o que nos une nesta lista é o desejo de manter um diálogo esclarecido e construtivo sobre temas ambientais. Faço votos para que este espírito fundador da ambio se mantenha por muitos e bons anos e que novas gerações de ambionautas se sucedam umas às outras completando e melhorando o projecto de cidadania que o projecto ambio representa.

Antes de finalizar gostaria, não obstante, de agradecer algumas pessoas que colaboraram comigo nestes anos de gestão da lista e blogue ambio. Em primeiro lugar cabe mencionar o Mario Filipe, gestor do servidor da Universidade de Évora. De forma simples e directa pode-se dizer que sem a sua constante disponibilidade para ajudar e sem o seu profissionalismo, este projecto não teria sido possível. Finalmente, o projecto do blogue só teve sucesso pois várias pessoas se uniram a ele. Um agradecimento muito especial ao Henrique Pereira dos Santos que foi, sem sombra de dúvidas, a pessoa que mais contribuiu para animar este espaço e, desta forma, atrair leitores e comentadores ao blogue assim como à lista. Aos restantes membros do blogue agradeço o seu apoio e contributos: Carlos Aguiar, Pedro Barata, Pedro Bingre, Luís Galrão, Gonçalo Rosa, Viriato Soromenho Marques e Pedro Vieira. Agradeço também aos inumeros leitores que contribuíram, de forma pontual, com textos de opinião ou com comentários aos textos publicados.

Cordialmente,

Miguel Araújo
Madrid, 19 de Janeiro de 2009

Sem comentários: