domingo, janeiro 11, 2009

Nuclear (assim) não, obrigado!


Central Nuclear de Ascó

O El País de 31 de Dezembro de 2008, noticiava que as centrais nucleares de Ascó e de Vandellòs, em Tarragona (Espanha), estiveram paradas 114 dias em 2008, devido a avarias, incidentes e erros. O custo económico dessas falhas foi estimado em 60 minhões de euros.
Os ecologistas afirmam que estas paragens são reveladoras de fragilidades nos sistemas de segurança daquelas centrais. Por outro lado, A ANAV, o consórcio da Iberdrola e da Endesa que gere ambas as centrais afirma exactamente o contrário, ou seja, que sempre se previligia a segurança sobre a produção.
O El País, realça ainda que um dos incidentes ocorridos em Ascó, em Novembro de 2007, foi originado por falhas humanas e implicaram fugas naquela central. A sua ocultação pelas entidades gestoras, até Abril de 2008, valeu multas pesadas, superiores a 30 milhões de euros. Esta fuga provocou grande preocupação na Catalunha.
Não tendo eu, à partida, uma posição contra (nem a favor) a exploração da energia nuclear, impressiona-me que, em Espanha, exista um bom punhado de centrais nucleares (ver mapa, aqui), com todos os riscos associados, sem que nós tenhamos tido o direito de opinar sobre isso, sem que tenhamos qualquer benefício energético/económico, mas obrigatoriamente prontos a pagar a factura ambiental de um eventual acidente.
Gonçalo Rosa

Sem comentários: