sexta-feira, julho 31, 2009

CERVAS


Este é um post um bocado egocêntrico.
A propósito de uma notícia sobre o CERVAS gostaria de sublinhar a minha satisfação pelo que vejo neste site.
A razão da minha satisfação prende-se com o facto de raramente ver resultados favoráveis de processos em que me empenhei quase sozinho por acreditar numa ideia (umas vezes porque tinha más ideias, outras vezes por incompetência minha na sua execução, outras vezes porque sim).
No caso dos centros de recuperação de fauna do ICNB há anos que defendia sua gestão em outsourcing como única forma de quebrar o ciclo vicioso de falta de recursos e má gestão que lhes estava associado.
Tive a oposição de muito conservacionista (é uma obrigação do Estado), de muito técnico do ICNB (só nós garantimos os objectivos), de muito gestor (o que faço às aves que as pessoas me entregam) e por aí fora.
Quando no âmbito do Business and Biodiversity a ANA (aeroportos) demonstrou a vontade de apoiar a gestão dos centros de recuperação tive mais um braço de ferro para manter o princípio de que dos processos de BB não deveriam resultar entradas de dinheiro no ICNB.
E vi aí a oportunidade para lançar um concurso para a gestão dos centros, ao qual estaria associado o financiamento que a ANA estava disponível para entregar.
Depois foram mais não sei quantas discussões internas a propósito dos problemas administrativos e formais que existem na cabeça de muita gente sempre que qualquer processo sai do trilho habitual.
Fez-se por fim a concessão da gestão dos centros (por concurso público e não por afinidade electiva) e hoje é possível verificar que as coisas correm, que a associação que gere os centros tem capacidade para mobilizar outros apoios e espero que um dia se possa dizer que os centros funcionam muito melhor que antes.
E se não se puder dizer isto, que o ICNB, que conserva o poder de reverter a gestão para si próprio em caso de incumprimento contratual, faça o seu papel de acompanhamento e fiscalização com flexibilidade e rigor.
henrique pereira dos santos

2 comentários:

Gonçalo Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Rosa disse...

Realço ainda diversas acções de libertação de aves recuperadas (ver link disponibilizado no post), realizadas na presença de muitas crianças e jovens, explorando positivamente aquela que deve ser a principal vertente dos Centros de Recuperação, a Educação Ambiental.

Uma boa demonstração como privados podem realizar bons serviços (também) na área da educação/promoção ambiental.

:)

Gonçalo Rosa