terça-feira, julho 14, 2009

Corram-nos à pedrada

A notícia abaixo foi retirada do Público e é meio doce meio amarga para mim.
Meio doce porque Fernando Ruas foi condenado, meio amarga porque a condenação é pouco mais que simbólica para um acto que, para além revelar o paupérrimo nível das elites em Portugal, é gravíssimo.
Um dirigente público eleito, que é simultaneamente o Presidente da Associação Nacional de Municípios, no exercício das suas funções não só dá cobertura ao não cumprimento da lei como ainda apela à violência sobre os agentes do Estado que apenas cumprem a sua obrigação de fiscalizar o seu cumprimento e tudo se resolve com uma ninharia de 2000 euros e não se fala mais nisso.
Na altura procurei mobilizar meia dúzia de pessoas para entrar com uma acção popular contra o senhor mas não consegui. E eu não tenho dinheiro para entrar por aí sozinho.
Espero que as agora as mesmas ONGs que boicotaram o fundo EDP de biodiversidade boicotem os financiamentos autárquicos até a Associação Nacional de Municípios se demarcar claramente desta atitude lamentável (tanto mais que vários presidentes de Junta estão a organizar uma coleta para pagarem a multa). Ou será que isto é menos grave que a campanha da EDP?
henrique pereira dos santos

"Autarca de Viseu sentenciado dois mil euros de multa
Fernando Ruas condenado por ter incitado a "correr à pedrada" vigilantes da natureza
13.07.2009 - 15h39 Lusa
O presidente da Câmara de Viseu e presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, foi hoje condenado a 100 dias de multa, à taxa diária de 20 euros, por ter incitado a "correr à pedrada" os vigilantes da natureza.Ruas foi, assim, condenado a um total de dois mil euros de multa, uma decisão da qual o seu advogado, Marçal Antunes, prometeu recorrer.Hoje, na leitura da sentença, Fernando Ruas não esteve presente por ter sido dispensado devido a um compromisso no Brasil em representação da ANMP. Na sessão anterior, o Ministério Público havia pedido a condenação do autarca a uma pena de multa não inferior a 120 dias. No julgamento estiveram em causa declarações feitas na Assembleia Municipal de 26 de Junho de 2006, onde o presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros fez queixas dos vigilantes da natureza, o que levou Fernando Ruas a afirmar: "Arranjem lá um grupo e corram-nos à pedrada. A sério, nós queremos gente que nos ajude e não que obstaculize o desenvolvimento. Estou a medir muito bem o que estou a dizer". No mesmo dia, perante a intervenção de um deputado do PS, que disse a Fernando Ruas ser "grave" o que estava a afirmar, este justificou que falava em "sentido figurado", como se pôde ouvir na gravação áudio daquela reunião levada a tribunal. No entanto, o procurador da República disse nas alegações finais que nunca foi explicado o sentido real da expressão "corram-nos à pedrada"."

5 comentários:

peixe-porco disse...

Portugal no seu melhor!

Mas chamar o Fernando Ruas de "elite" parece-me abusivo. "Bagaço" parece-me mais adequado.

Cumprimentos.

PP

Anónimo disse...

O Fernando Ruas pertence a este mui exclusivo grupo de pessoas: (escrevo em inglês porque soa melhor e para não adulterar o original):

"Pack of low grade morons who ought be locked in portable toilets and set on fire"

Anónimo disse...

"Set on fire", não sei; mas haveria uma certa justiça divina (ou, pelo menos, simetria) se fosse corrido à pedrada, em "sentido figurado", obviamente.

Henrique Pereira dos Santos disse...

Caros Anónimos,
Não estou de acordo.
Uma pessoa que é várias vezes eleita pelas pessoas da sua terra e que depois é eleito pelos seus pares para presidente da Associação Nacional de Municípios faz necessariamente parte das elites.
As nossas elites é que podem ser diferentes do que vocês gostariam, mas isso...é a vida.
henrique pereira dos santos

joao pedro disse...

neste dia, tive vergonha de ser visiense.