segunda-feira, agosto 31, 2009

diz que é uma espécie de comunicação 3: online


Finalmente, uma presença pouco arrojada nos espaços de comunicação online que, hoje em dia, seguramente a ampla maioria dos associados das maiores ONGAs nacionais e boa parte da população, dispõe. A maioria das associações tem websites pouco atractivos, actualizando-os, de tempos em tempos, com um ou outro novo conteúdo.

Os fóruns, blogues e redes sociais parecem-lhes ser entidades estranhas ou mesmo indesejadas, tendo em conta muitas delas não terem blogues próprios, páginas nas redes sociais e participarem activamente noutros espaços (apesar de não os deixarem de visitar), mesmo quando questionado o seu funcionamento e papel que desempenham na sociedade.

Um bom exemplo de que aquele tipo de espaços pode ser um excelente meio de comunicação é o Fórum Aves, associado ao website avesdePortugal.info, que já comentei em post anterior. Apesar de ser o resultado do trabalho de uma equipa de entusiastas, não organizados no seio de qualquer ONGA, este fórum, dedicado à observação de aves e ornitologia, é muito visitado e tem uma participação bastante activa de um vasto leque de pessoas.

Nos dias que correm, não creio que a maioria de nós ponha em causa o potencial comunicativo que os espaços disponíveis na internet têm. Então pergunto, porque será que nada disto parece interessar à maioria das grandes ONGAs?

Gonçalo Rosa

Sem comentários: