segunda-feira, dezembro 07, 2009

Suportará a Terra mais 2ºC?

"Novamente, todos estes cenários estão envoltos em incertezas. Muito citado é o risco acrescido de extinção de 20 a 30 por cento das espécies sobre a Terra. É um número que resulta sobretudo de um trabalho científico em particular, que analisou apenas cerca de 1200 espécies terrestres. "Ainda não há nenhuma análise global", diz o biólogo Miguel Araújo, da Universidade de Évora e do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, e que participou na elaboração do último relatório do IPCC. "É um argumento que devia ser utilizado com mais cautela do que tem sido", completa Araújo, para quem o limite de dois graus "é uma meta política"."

Ler notícia completa aqui

5 comentários:

Anónimo disse...

Dois, três ou vinte graus, o planeta está a borrifar-se para isso. A questão é saber, caso isso corresponda à verdade, se nós estaremos preparados. Caso isso corresponda à verdade, é preciso saber o motivo porque ninguém clama por emissões zero de CO2. Pelo contrário, o Al Gore foi o primeiro a lucrar com isto dos direitos de poluir.
As extinções em massa do passado foram devidas a quê? O Homem já poluia?
Pedro, Montijo

Lowlander disse...

Caro Miguel (e Henrique): bom blogue continuarei a dar uma vista de olhos por ca.

Pedro, Montijo:

"Caso isso corresponda à verdade, é preciso saber o motivo porque ninguém clama por emissões zero de CO2."

Se ler a literatura vera que aquilo de que o objectivo de longo prazo e esse mesmo. Alias, os dados que temos estado a registar desde 2007 (data do ultim IPCC) sobre sensibilidade climatica e o problema paralelo da acidificacao dos Oceanos ja levam alguns especialistas a sugerir (sendo o presidente do IPCC um deles) que teremos de considerar no longo prazo aquilo a que eles denominam de "orcamentos carbonicos negativos", isto e, activamente retirar CO2 da atmosfera.
Tudo isso e muito bonito e no longo prazo, que e completamente irrealizavel se antes de isso nao tomarmos ao menos medidas para que as emissoes antropogenicas de CO2 atinjam um pico num futuro proximo e comecem a decrescer a ritmo sustentado.

"As extinções em massa do passado foram devidas a quê? O Homem já poluia?"

Este argumento e velho. E ja quando era novo nao era grande triunfo do intelecto logico humano digamos assim.
Respondo com outra pergunta:
O facto de os incendios florestais serem um facto desde que as florestas existem invalida a assercao de que existem incendiarios a botar fogo as matas hoje em dia?

Anónimo disse...

E o que dizer de este artigo?

http://www.americanthinker.com/2009/12/understanding_climategates_hid.html

Confesso que a conclusão final é muito "americanada" mas a questão dos gráficos e da análise?

AAA

João Soares disse...

Caro AAA
Em relação ao artigo em causa, por favor clique na etiqueta "climategate" no blogue, em que permitirá obter elementos e factos que contrapõem a crónica de Marc Sheppard.

Anónimo disse...

Caro João Soares,

obrigado pela sua sugestão. Tenho tentado acompanhar a AMBIO e outras fonte de informação e de opinião sobre o Climategate.

No post "Climategate - a defesa dos visados" surgem os dois gráficos analisado no artigo que referi.

Gostaria de saber qual a validade dada ao artigo e à sua argumentação, na opinião dos autores e leitores deste blog.

Cumprimentos,

AAA