sábado, janeiro 09, 2010

O arrefecimento do Reino Unido



Esta espectacular fotografia foi tirada no dia 7 de Janeiro de 2010 por um satélite da NASA. É um presente de ano novo que regalo aos negacionistas. Imagem retirada de aqui.

O texto abaixo, também do dia 7 de Janeiro, é retirado da revista Brasileira ADEGA que, como o nome indica, trata de vinhos. É o meu presente aos alarmistas.

"Apesar do verão atípico do ano passado, os vinicultores classificaram a safra de 2009 como "uma das melhores da história.

O mês de julho na Inglaterra foi marcado pelo clima úmido, principalmente no sudoeste do país, o que poderia ter afetado a safra, se não fosse o calor percebido no outono.

Pelo visto, essa confusão de climas e temperaturas apenas tornou a uva ainda mais gostosa. A associação dos Produtores de Vinho da Inglaterra reportou que foram colhidas frutas excepcionais em todo o país, com as variedades Chardonnay e as Pinots possuindo nível alcoólico possivelmente entre 11% e 13%". Ver notícia completa aqui

A vantagem de confundir meteorologia com clima é a possibilidade que nos oferece de agradar a todos.

5 comentários:

EcoTretas disse...

Obrigado Miguel pelo presente! Vamos ver se temos um presente semelhante esta madrugada...
Ecotretas

EcoTretas disse...

Miguel,
Estivestes vários anos em Inglaterra... Quantas vezes experimentaste neve, e com que intensidade?
Ecotretas

Miguel B. Araujo disse...

Caro Ecotretas,

Nos anos que estive em Inglaterra não apanhei (felizmente) nenhum inverno com estes rigores (mas neve muitas vezes e por vezes até Abril!!). Aliás, não é de estranhar pois segundo o Met Office o mês de Dezembro de 2009 foi o mais frio nos últimos 14 anos. Este é um facto. Outro facto é que 2009 foi o 14 mais quente desde 1914 e, a nível global, o 5 mais quente desde 1850. Seguimos com prendas para os dois grupos.

Miguel B. Araujo disse...

Para os interessados, mais informação aqui:

http://www.metoffice.gov.uk/corporate/pressoffice/2010/pr20100106b.html

Anónimo disse...

o mesmo Met Office que tinha anunciado no ano passado que o UK iria ter um inverno de 2009/2010 temperado .. ambi(o)guidades?