quinta-feira, março 18, 2010

Biodiversity4all



Há algum tempo que eu trabalhava no projecto de uma base de dados aberta e a que qualquer pessoa tivesse acesso, quer consultando, quer contribuindo com os seus dados de observação na área da biodiversidade.
Tentei fazê-lo no contexto do ICNB (em parceria com terceiros), tentei apoiar a base de dados lançada pela BIO3 no contexto do seu compromisso Business and Biodiversity, mas o ICNB roeu a corda, estava agora à procura da solução institucional e financeira que garantisse o aparecimento e sustentabilidade da dita plataforma de biodiversidade para todos.
Desisti ontem dos meus projectos nesta área.
Desde sexta feira, em regime experimental essa base existe aqui, feita por pessoas que eu não conheço de lado nenhum e com quem tive ontem o prazer de conversar sobre a convergência de interesses na matéria.
Desde ontem larguei o meu projecto e passei a apoiar a associação que tem como único objecto criar e gerir esta base de dados.
Dizem-me que há ainda problemas, o principal dos quais seria o facto das pessoas se registarem e não receberem, como seria suposto, um mail de volta com indicações. Ontem registei-me e recebi o dito mail segundos depois, mas parece que isso não será garantido.
Continuo à procura de reforçar as componentes institucionais e de financiamento de uma base de dados de observações em matéria de biodiversidade, totalmente independente, aberta e acessível. Só que passei a usar esse esforço para reforçar o que existe porque o país é demasiado pequeno para cada um ter os seus pequenos projectos.
Estas pessoas foram mais eficazes e chegaram primeiro, eu acho que isso demonstra o seu mérito e mais vale ajudar quem merece que procurar ter uma solução perfeita noutro lado.
Registem-se, registem as vossas observações e dentro de algum tempo talvez tenhamos se não o que achamos melhor, pelo menos o que nos ajuda.
Aqui ficam os Rolling Stones a dizer o que eu gostaria de saber dizer sobre o assunto.



henrique pereira dos santos

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pelo apoio!

Os problemas de registo ficaram resolvidos ontem à noite.

Abrimos o convite a todos para contribuirem com os seus avistamentos. Este projecto não é nosso, é de todos.

Divirtam-se com o site e participem!

BioDiversity4All

Anónimo disse...

sem qualquer desvalorização do que foi escrito, apenas a título informativo, existe um projecto mais antigo que este, 100% nacional, acesso livre e voluntário que faz a ligação entre a informação científica e o público em geral:

http://naturdata.com