segunda-feira, março 29, 2010

Os PIN, o ordenamento do território e a corrupção


O Público de hoje tem várias páginas dedicadas à corrupção, na sequência das audições da Comissão Parlamentar sobre a questão. Numa delas identifica os principais pedregulhos que existem na engrenagem do combate à corrupção, para usar a linguagem do Público.
A uma delas o Público chama "Alto risco no urbanismo".
E depois é mais preciso: Carlos Anjos recordou que esteve ligado à investigação de casos que ocorreram na Câmara de Lisboa, referindo que numa reunião de Câmara foram aprovdos 50 processos e em 41 deles havia violação do PDM. Disto resultou nada.
Gostaria de lembrar que uma das condições para um processo ser considerado de Potencial Interesse Nacional é ter sustentabilidade territorial. Este nome estúpido não passa de uma maneira de dizer, estar de acordo com os planos de ordenamento.
Que interpretação faz a comissão PIN? Que podem ser totalmente ilegais à luz dos planos existentes, desde que haja uma vaga intenção de alterar os planos para passar a ser possível fazer o que a lei hoje não permite.
Basílio Horta põe muitas vezes (actualmente menos, coitado, que nem projectos tem para aprovar) o ambiente no papel de obstáculo ao desenvolvimento.
É tempo do movimento ambientalista dizer com todas as letras que todos os responsáveis que tomem decisões que concorram para o favorecimento da corrupção são os verdadeiros obstáculos ao desenvolvimento, de tal forma o fenómeno se tornou epidémico em Portugal.
É tempo de dizer que quem favorece projectos ilegais na expectativa de que venham a ser legais por alterações específicas dos planos é objectivamente um aliado da corrupção, mesmo que não seja, nem de perto nem de longe, corrupto.
É preciso dizer de forma muito clara que o sistema PIN é objectivamente favorável à corrupção e, nesse sentido, um fortíssimo entrave ao desenvolvimento económico do país.
henrique pereira dos santos

3 comentários:

Anónimo disse...

E acredita que essa clareza no dizer muda alguma coisa? Uma pessoa lê a imprensa local, nacional e estrangeira e fica com a ideia de que nada muda mesmo.

http://www.orio.pt/modules/news/article.php?storyid=6126
http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1357946
http://www.euractiv.com/en/sustainability/nterview-pavan-news-308155
http://publico.pt/Pol%C3%ADtica/portugueses-muito-tolerantes-com-a-corrupcao_1425754

E depois é esta malta... fica só um exemplo, porque se os começamos a transcrever todos vai dos 8 aos 80 como "Tintin"... e toca a todos:

http://kropotkine.blogspot.com/2010/03/eu-gosto-sempre-de-confirmar-as-coisas.html

Anónimo disse...

E já agora dois links locais sobre o tema. nem precisa de ser PIN, caro Henrique.

Prólogo
Acto I
Acto II
Epílogo

João disse...

Não posso deixar de concordar completamente e subscrever por inteiro os que diz.

Parabéns Henrique pela frontalidade,

João