quarta-feira, abril 28, 2010

Gosto de eucaliptos

henrique pereira dos santos

8 comentários:

EcoTretas disse...

Eu adoro eucaliptos!

Ecotretas

Jorge de Sequeira disse...

Quem não adora eucaliptos? O cheiro deles é muito bom para o sistema respiratório. Dizem que o eucaplito "chupa" muita água. Verdade? Mas é bonito ver eucaplitos no meio de outras árvores. A mistura de diversos "cheiros" tranquiliza-nos. Como é bom passear numa floresta. Muito gosto de ler um livro à sombra de um eucalipto ou de outra árvore. Gosto de ouvir os cantos das aves. Estão no seu "habitat", muitas vezes com os "filhotes". Por favor não façam mal porque os seus cantos dão mais gosto pela leitura. Por esta altura os "filhotes" estão a despertar para a vida. Infelizmente muitos vão lá e os tiram. Que crueldade. Não deixem fazer isso por favor. Eles têm direito à vida. São seres vivos como nós. É tão bom ouvir os cantos deles e, ao mesmo tempo, estarmos à sombra de uma árvore a ler um livro. Que encanto sinto. A leitura ganha outro sentido. Que bonito é a Natureza! E com um Ambiente limpinho?

EcoTretas disse...

O eucalipto chupa muita água porque é das árvores que melhor executa o processo da fotossíntese...

Ecotretas

ljma disse...

Também gosto de eucaliptos. Mas não gosto de eucaliptais.
Cumprimentos
José Amoreira

Anónimo disse...

Tem razão caro José Moreira. Mas não é só com os eucaliptos. Com as mulheres é exactamente o mesmo.

ljma disse...

E com os homens também é exactamente o mesmo, mas as razões pelas quais falamos de eucaliptos e eucaliptais aqui e agora não são as mesmas pelas quais poderíamos, se quiséssemos (mas a mim não me apetece, aviso desde já), falar de pessoas e de multidões (seja de que sexo forem).
Cumprimentos
José Amoreira

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Eu também gosto de eucaliptos! Não gosto de eucaliptais, como o José Amoreira.
Mas tolero-os e aceito-os, quando bem geridos e implantados nos sítios certos.

O que é de condenar foi a forma como esta "eucaliptização" foi implementada no nosso país, nomeadamente em zonas do país sem as condições edafoclimáticas adequadas.

Mais errado foi passar-se a ideia de que o eucalipto era o nosso "petróleo verde", curiosamente por quem nos quer agora impingir o nuclear, ou seja, que o eucalipto iria, por si só, erradicar todos os males do nosso deprimido e empobrecido mundo rural e conduzir o nosso sector agrícola/florestal para uma espécie de "El Dorado" económico.

É recorrente esta maneira de pensar no nosso país. Periodicamente aparece uma cultura, agrícola ou florestal, publicitada como se pudesse ser implementada em todo o país, ou seja, em todos os tipos de solo e clima, conduzindo a situações de desastre passados alguns anos.

Para além dos impactos nefastos nos solos e nos aquíferos que muitas destas culturas podem ter, ver o caso da "campanha do trigo", as monoculturas, reduzindo a diversidade, tornam-nos particularmente vulneráveis em caso de pragas (ver o caso do nemátode do pinheiro).

Anónimo disse...

A Câmara de Lisboa não gosta de eucaliptos. Abate selectivamente todos os anos, os de maior porte na mata do Monsanto. Aliás abate todos os anos dezenas de árvores na mata do Monsanto, sem se preocupar em substituí-las, e das pouquíssimas vezes que o fez foi por bonsais... mas o Zé faz falta!
«Stay out of this place if ye can't treat with respect. Any fool can cut a tree, but it take the Almighty years to make one to replace it» John Muir.
E nem vale a pena falar dessas barbaridades que são as podas...