terça-feira, maio 25, 2010

Acho que estamos no fim. Não queria que fosse a minha geração que vai vê-lo...


As empresas portuguesas são tão amigas dos concidadãos, não são?

Onde está errado: a ditadura do automóvel, que não queremos largar ou a BRISA que despedirá mais trabalhadores para lucrar uns patacos [ver notícia] e a fazer o que bem lhe apetece?

Que força é essa amigo, que força é essa?

Estou a pensar porque é que os nossos governantes e deputados recebem o subsídio para comprar o Passe Social L123, no valor de 170€ e ainda têm carro e motorista?


Estou a pensar porque raio digo aos meus alunos e pais usem os transportes públicos, quando raios é sempre mais caro, atrasado e ainda por cima há menos autocarros e paragens?


Estou a pensar porque raio digo aos meus alunos há estudos em Portugal e eles têm que fazer uma busca tão detalhada e curvilínea na internet para chegar ao que interessa na matéria de Ambiente e seu estado??

Estou a pensar porque raio já há já alguns bancos, empresas a aderir a programas de sustentabilidade, mas o sinal que vemos é que podem estragar o resto, porque comprometeram-se a plantar x árvores num sítio qualquer, quando é aquele rio Sabor o da minha juventude, é aquela X quinta que me recordo do Porto, é aquele Parque Real que adorava, etc...




Não sei, mas querem mesmo acabar com o mundo humano.

Só não queria que fosse a minha geração a vê-lo!


8 comentários:

EcoTretas disse...

Mas qual é o problema da Brisa? Pense bem: ao não haver portageiros nas portagens, evita-se a deslocação destas pessoas de casa para as portagens, poupando-se no processo as emissões de CO2. Os portageiros também consomem energia, quer sob a forma de calor no Inverno e ar condicionado no Verão, pelo que mais emissões serão poupadas com a sua ausência. Não são só vantagens???
Ecotretas

Duarte Sobral disse...

Há dias em que partilho o seu desalento geral, mas no que toca ao uso da bicicleta confesso que fiquei um pouco surpreendido com a sua afirmação de que "eles sabem que podem ser atropelados num passeio ou até na passadeira". Concordaria com a afirmação se estivesse a encorajar os seus alunos a andarem mais a pé, pelos passeios e passadeiras. A bicicleta é, no entanto, um veículo e, como tal, deve circular na faixa de rodagem. Acerca de como fazê-lo em segurança, sugiro uma visita ao http://bicicletanacidade.blogspot.com/
Sugiro também que pratique essa sugestão que faz aos seus alunos e experimente participar numa Massa Crítica (http://massacriticapt.net/). Pedalar pela cidade é muito "empowering" e poderá até melhorar o seu alento.

Cumprimentos

Duarte Sobral

Anónimo disse...

Substituir pessoas por máquinas quase sempre é uma medida inteligente, como os tractores e comboios. Mas por vezes é anti-social, como é o caso.

Passemos pois, como o dos gravadores, à acção directa. Moedas tortas, clips, chapas metálicas, discos de plásticos e mais uma catrefa de pequenos objectos revolucionários podem, e devem, ser usados diariamente

Contra o desemprego e pela Pátria.

João Soares disse...

Ecotretas
O problema de fundo é a mobilidade e mobilidade sustentável. O problema de fundo foi a construção de um número exagerado de auto-estradas, essas estarão a emitir GEE tanto na altura da construção como no trânsito, emitindo constantemente C02, NOx...Temos outro preço a pagar que foi a mineralização dos solos. Outra questão de fundo é o emprego e Portugal insistiu imenso na construção civil como basicamente o único factor produtivo em Portugal. Quando devíamos estimular o emprego por outras vias de produção: redes inteligentes de energia, redes inteligentes na ecoconstrução, exportação de conhecimento científico, permacultura e a nível das cidades nunca ter aceite tantos assaltos ao verde que ainda existia...e repensa-las em função dos peões e não em carros.

João Soares disse...

Caro Duarte Sobral,
Promessas de pistas para bicicletas em todas as cidades e é o que vemos: umas ecopistas, uma ou outra com "lojinhas" para alugar (ex: Aveiro), mas pouco mais. Resultado,na prática os poucos que usam a bicicleta acabam por usar os passeios, porque são mais "seguros". A massa crítica tem feito o seu bom papel, mas os nossos autarcas (parolos) acham estas coisas uma ecochatice...e não dão votos. Os mais "sensíveis" colocam em vez disso mais semáforos, rebatem uns passeios e pensam que já foi muito.

EcoTretas disse...

Anónimo das 10:25,

É por causa das suas moedas tortas e clips que este país não vai a lado nenhum!

Ecotretas

EcoTretas disse...

João,

A sua defesa dos portageiros nada tem a ver com o estímulo de empregos, que defende agora nos seus comentários...

Ecotretas

Anónimo disse...

Tem razão caro Eco. A situação exige há muito medidas mais radicais. O exemplo do bom Rei D. Carlos aplicado nos tretas deste país porventura o faria avançar mais lesto.