quarta-feira, maio 12, 2010

Biodiversity4all (IV)

Fotografia de Nuno Barreto
Filipe Ribeiro num comentário ao post anterior sobre o biodiversity4all informa-nos que a base de dados em que assenta o site Biodiversity4all já tem mais de 10000 observações. Acrescento eu que se é certo que há observações de pardais de telhados, eucaliptos, sobreiros ou dos patos reais que se vêem da esplanada que é a minha sala de reuniões desde que trabalho em casa, também há observações de abutres negros e águias imperiais.
Diz ainda o Filipe que se registam neste momento 10 pessoas por dia e que há 350 pessoas registadas.
Digo eu que a situação inicial de serem todos holandeses os observadores mais activos (fruto da ligação com um site holandês deste tipo e da importação inicial dos seus dados) está em vias de ser ultrapassada, com vários portugueses na lista de mais activos (e dominando em alguns grupos), com o Paulo Eduardo Cardoso em grande destaque, já sendo o terceiro observador mais activo.
Espero que a minha sensação de que estamos na presença de um grande passo na democratização da biodiversidade em Portugal, que permite uma relação menos sacralizada das pessoas comuns com a observação e registo da natureza que a que tem prevalecido, cheia de metodologias e regras imprescindiveis, se confirme.
Se isso acontecer é um passo enorme na gestão da biodiversidade em Portugal.
henrique pereira dos santos

Sem comentários: