Os próximos dias mantêm a previsão de vento Leste até quinta feira pelo menos, e hoje quase todos teremos sentido na pele o característico calor e secura que o acompanha.
Veremos o que para aí vem. O que arder agora será uma benção e um aviso para o que possa vir lá mais para a frente, se se verificarem condições meteorológicas que não têm existido nos últimos anos.
henrique pereira dos santos
segunda-feira, maio 17, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Agora não arde nada, Henrique. A terra ainda está totalmente húmida das últimas chuvas, como pude constatar ainda este sábado num passeio pelas minhas propriedades.
Luís Lavoura
Pode ser que tenhas razão, Luís, embora convenha ter a noção de que o país não todo igual e as tuas terras (no noroeste?) não são o retrato de todo o país.
Mas de anteontem para hoje o número de fogos diários aumentou 30% mais ou menos. Ainda valores muito modestos, de 26 para 34, mas o vento leste terá apenas começado no fim de Domingo. São precisos mais ou menos três dias para se começarem a notar os efeitos, nesta altura e depois de ter chovido há tão pouco tempo.
Mas é um erro pensar que cinco dias deste tipo de vento (tem estado fraco) não podem desembocar em fogos razoáveis.
Veremos se a previsão se mantém (para já mantém) e veremos os resultados no fim da semana.
Estou convencido de que nada de muito relevante se passará, mas que o efeito se notará.
henrique pereira dos santos
Enviar um comentário