quarta-feira, junho 09, 2010

Desmontando a argumentação do Lord Monckton

O tempo tem escasseado pelo que não tenho escrito sobre as sequelas do "climategate" mas a verdade é que além da falta de tempo perdi alguma da motivação para escrever sobre o tema. Apesar de tudo folgo a paciência dos que resolvem, de forma pedagógica e educada, desmontar os argumentos falaciosos de alguns profissionais do negacionismo climático. É um trabalho útil na era da desinformação.

Vem isto a propósito do trabalho de John Abraham, professor na Universidade de Minnesota, que, chocado com os disparates de do Visconde Monckton (uma personagem conhecida dos meios negacionistas), resolveu desmontar cada os argumentos repetidos uma e outra vez nas várias palestras de Monckton (o homem vive para isto). O trabalho de desmontagem pode ser visualizado e ouvido aqui e para quem não tiver tempo pode ler um resumo publicado no Guardian assim como a coluna de opinião George Monbiot sobre o mesmo tema.

4 comentários:

EcoTretas disse...

MBA,

Andas muito desactualizado, para o que é costume. Então, não viste a resposta, há quase uma semana, em http://pajamasmedia.com/blog/monckton-at-last-the-climate-extremists-try-to-debate-us-pjm-exclusive/?singlepage=true?

Espera, que vem aí mais. Entretanto, vai ver o que está na moda, como o são as temperaturas de Beeville...

Ecotretas

Miguel B. Araujo disse...

Tretas,

Escreves mais depressa do que pensas. Se seguires os links que forneci chegas a este link que forneces agora (ver link do Monbiot que fala justamente sobre esta resposta).

Aliás o nível de "dillusion" presente na resposta do Visconde ébem ilustrado por esta frase:

"So unusual is this attempt actually to meet us in argument, and so venomously ad hominem are Abraham’s artful puerilities, delivered in a nasal and irritatingly matey tone (at least we are spared his face — he looks like an overcooked prawn) (...)".

O pobre visconde sente-se atacado Ad Hominen (onde?) pelo professor do Minnesota e responde com esta superior classe completamente desprovida dos ditos Ad Hominen de que se queixa.

Por estas e por outras, por começar a pensar que estamos no domínio da psico-terapia mais do que da ciência, que perdi interesse em ter estas conversas.

Batata-a-Murro disse...

É sintomático que Monckton já exista, que as sumidades "the science is settled" já lhe reconheçam a existência e até se sintam na necessidade de rebater os seus argumentos sem explicarem os seus próprios (são eles que têm uma teoria a defender).

Tudo indica que o "negacionismo" passou para o outro lado.

Batata-a-Murro disse...

MA:
"O pobre visconde sente-se atacado Ad Hominen (onde?)"

Esta questão faz lembrar a afirmação "the science is settled".