quarta-feira, junho 30, 2010

A Hard Rains A Gonna Fall

Quando o banco do regime (o BES) vota contra o governo numa assembleia geral de outra empresa do regime (a PT) o melhor é prepararmo-nos.
A coisa parece estar mesmo complicada.
E não se pense que esta não é uma questão ambiental.

numa interessante versão de pete seeger, numa altura em bob dylan era apenas um young fellow.
henrique pereira dos santos

8 comentários:

aeloy disse...

Claro que isto tem que ver com uma economia sustentável.
E com o problema central da política, e da política de ambiente que é a regulamentação...
do meu blog:
(...)


O nacionalismo bacoco arrasa a economia, podia ser o título de um livro de aventuras mas é infelizmente a nossa realidade, em que até vemos ditos internacionalistas "proletários", hoje principal sustentáculo de nacionalistas empedernidos a apoiarem o “nonsense” que é a utilização da “golden share” para adiar uma normal operação do mercado de capitais.
Sabemos que os mercados não tem pátria e a PT não é um activo com a mínima importância para a continuidade cultural, política ou económica de Portugal, sendo que economicamenete já não existimos, com ou sem PT.
É para mim absurdo os enfatuamentos, normalmente vindos da esquerda estalinista ou estatizante, mas que também passa pelos tais falsos internacionalistas, em apoio a uma, mais uma, opção desgraçada de José Socrates (mas agora apoiam todos o mesmo candidato!).
O mercado das telecomunicações é cada vez mais global e o que é importante é que haja uma fiscalização e regulamentação adequada (e nada a ver com a treta da ANACOM, que está ao serviço dos interesses das empresas e despreza completamente os cidadãos).
Devia ser aí que essa esquerda devia intervir e deixar as velharias económicas e ideias peregrinas do soviete supremo no baú, mas a mitologia chavinista e o estatismo na economia continuam a ter muitos adeptos...
(...)
AEloy

Gonçalo Rosa disse...

Quer concretizar, Henrique? Pessoalmente acho muito pouco compreensível a existência de golden shares. O Estado devia, de uma vez por todas colocar-se à margem da grande maioria dos mercados (e deste, certamente), assumindo uma posição de regulador. Entende que o mercado é "bom" quando privatiza empresas e isso lhe permite encaixar capital, ao invés não hesita em "pôr a mão" e ser decisivo no futuro dessas empresas mesmo sendo sócio (muito) minoritário. Espero pois que o "neo-liberalismo da Europa", como lhe chamou Sócrates, para consumo interno, corrija a situação.

Gonçalo Rosa

Anónimo disse...

"Entende que o mercado é "bom" quando privatiza empresas e isso lhe permite encaixar capital, ao invés não hesita em "pôr a mão" e ser decisivo no futuro dessas empresas mesmo sendo sócio (muito) minoritário."


Pois Gonçalo, mas o «mercado» quando pagou muito menos pela PT por esta permanecer com uma Golden-Share também não se queixou.
Se não gostavam tinham bom remédio: não compravam, que a golden share era conhecida de todos e não me parece que alguém tivesse sido a comprar acções da PT.

Até quero ver se o a Comissão Europeia vai ressarcir o Estado Português pelo dinheiro que este não arrecadou por ter feito a privatização nestes moldes em vez de deixar tudo à magna vontade dos racionais «mercados».

JMN disse...

"e não me parece que alguém tivesse sido a comprar acções da PT."

tivesse sido obrigado, queria eu dizer

JMN (também não tinha assinado)

Gonçalo Rosa disse...

Caro JMN,

Entenda que não estou a fazer o choradinho de alguns accionistas. O que contesto é esta vontade do Estado em realizar capital (privatizando uma empresa) sem querer deixar de poder meter a mão quando e caso o entenda. E pergunto-me ainda se estará verdadeiramente em causa o interesse nacional.

Gonçalo Rosa

JMN disse...

"O que contesto é esta vontade do Estado em realizar capital (privatizando uma empresa) sem querer deixar de poder meter a mão quando e caso o entenda."


Isso eu também!
Por mim, se é para privatizar então que realizam todas as mais-valias que conseguirem.

Entenderam que queriam continuar a ter uma palavra a dizer, criaram a golden-sharen. Com isso em conta o valor da companhia é muito mais baixo e os accionistas pagaram o correspondente.
Agora não se podem é queixar que o Estado use a golden-share quando e bem lhe apetecer, esteja ou não o interesse nacional em causa (não consta que existam limitações desse tipo para o uso da golden-share)

Quem não estiver bem, existem muitas empresas na Euronext Lisboa sem golden-share onde podem especular, desculpem, investir.

Henrique Pereira dos Santos disse...

O post é sobre uma coisa simples: o BES, entre a relação priveligiada com o poder incumbente e a sua própria recapitalização, preferiu esta última. O que isso signifca é que a situação está mesmo preta no sector bancário.
Caro JMN,
A questão não está em saber se os privados têm ou não razão de queixa do governo. A questão está em saber se o governo agiu bem ou mal. Do meu ponto de vista agiu estupidamente. Mas isso sou eu que acho mais estratégico um sector financeiro capitalizado e menos devedor que o crescimento de uma pequena empresa de telecomunicações como a PT.
henrique pereira dos santos

JMN disse...

"O que isso signifca é que a situação está mesmo preta no sector bancário."

Pelo que eu tenho visto nas empresas (e nos créditos que estas não conseguem junto da banca nacional) a situação está má na banca em geral, mas está particularmente preta precisamente no BES (não conheço nenhuma empresa - obviamente que conheço muito poucas face às que existem - que nas últimas semanas tenha conseguido crédito junto deles).



"A questão está em saber se o governo agiu bem ou mal."

Eu não estava a comentar isso. Eu estava a comentar a legitimidade do uso ou não da golden share. E como a golden share está lá desde início o seu uso, a meu ver, é completamente legítimo. Vou-me repetir, mas aqui vai: quem não gosta, não compra.
Se a decisão de a usar é boa ou má são outros 500.