quarta-feira, julho 07, 2010

Fogos e conservação de Quirópteros



Nos últimos anos foram investidos recursos financeiros na construção e melhoramento de pontos de água para o combate a incêndios. O principal objectivo destes pontos de água é aumentar a disponibilidade de água para as viaturas de combate a incêndios e para os meios aéreos (helicópteros), contudo, estas estruturas representam uma mais-valia para os morcegos. No Norte de Portugal, estas estruturas estão normalmente instaladas em locais bastantes arborizados, altos e isolados (hidrologicamente), aumentando assim a disponibilidade de água potável para este grupo faunístico beber. Estes pontos de água são locais propícios para a inventariação e o estudo da sua diversidade, uma simples sessão de captura num deste pontos de água pode resultar na inventariação de 7-8 espécie apenas numa noite, que por si só expressa a importância deste tipo de estrutura para este grupo faunístico.
Apesar de esta medida (construção melhoramento de pontos de água para incêndios) não ter o objectivo de beneficiar os Quirópteros, esta, representa uma óptima medida de conservação de Quirópteros (das pouca implementadas com este âmbito), principalmente para as espécies florestais, foi pena que a avaliação concreta do benefício da construção destas estruturas para a conservação de Quirópteros não tenha sido devidamente avaliada.
A degradação destes pontos de água em alguns locais é evidente, dificultando a acessibilidade dos morcegos a estas estruturas, os bichos agradeciam a sua manutenção...

Sem comentários: