sexta-feira, agosto 20, 2010

Boa propaganda anti-touradas, de 1938



Na discussão da lista ambio sobre touradas, ao ver a agressividade e falta de nível da argumentação anti-touradas lembrei-me de resgatar este filme e fazer um pedido: não podem voltar a este nível de argumentação? Era bem melhor para todos.
henrique pereira dos santos

4 comentários:

Nuno disse...

Existe bastante falta de nível da discussão, nem se fala dos argumentos.

Tanto a posição radical "animalista" como a posição radical "excepcionalista" fazem uma leitura bidimensional da questão.

Uns vivem num mundo onde os animais não são usados por pessoas por serem equivalentes de algum modo e a natureza existe numa espécie de idílio regido pela moral humana (como no desenho animado) , outros vivem num outro mundo em que a mesma lei que impede a realização de lutas de cães e abusos na criação intensiva de gado tem excepções incompreensíveis para ferimento e morte de gado bovino para espectáculos de entretenimento.

Como nem uns se apercebem que os animais participam no nosso quotidiano inevitavelmente de vários modos e outros não estão dispostos a defender lutas entre todos animais ou causar-lhes ferimentos por receita em qualquer circunstância é impossível ultrapassar a falta de coerência de ambas as partes.

Anónimo disse...

É engraçado, mas tem tanto que ver com a realidade como as discussões actuais protagonizadas por outros iluminados.
O toiro até é filho da vaca...leiteira...
Mas é mto engraçado...do ponto de vista socio-antropológico... foi assim que os americanos ficaram "meninos grandes", num mundo em que os animais a falar tinham mais direitos que os pretos.
António Eloy

Anónimo disse...

E já agora sobre o Walt Disney, sem querer entrar nem polémica, basta ver numa busca na internet ou ver outro delicioso filme:
http://www.youtube.com/watch?v=LibK0SCpIkk&feature=youtu.be&a

António Eloy

Henrique Pereira dos Santos disse...

António,
Segundo me parece, este filme, durante muitos anos, era um clássico de natal da televisão sueca, que todos os anos passava.
Há muitas coisas interessantes no filme (a entrada D. Quixote é muito interessante, entre outras coisas) incluindo os estereótipos que Walt Disney usava com frequência.
Independentemente de tudo isso, o filme (tal como os 13 ou 14 que em cada ano ganharam sistematicamente o óscar de melhor filme de animação nesta altura,penso que apenas num ano não foi ganho por walt disney) é fabuloso.
E tem uma coisa em que Walt Disney era mestre: para defender o touro antropomórfico que inventou, ele não precisa de diabolizar os público e os toureiros (no máximo ridiculariza-os com classe).
E isso bem se podia aprender com ele.
henrique pereira dos santos