domingo, novembro 07, 2010

Para ir dando uma vista de olhos

A mim incomoda-me que Portugal ainda não esteja visível nesta plataforma, mas acredito que com o que se passou na conferência da Portucel sobre biodiversidade a situação se vá alterando.
E acredito porque acredito que a iniciativa tem força e consistência suficiente para se aguentar, apesar de me fazer confusão ouvir o responsável institucional pela iniciativa em Portugal, o presidente do ICNB, dizer que só acreditará na iniciativa quando for uma iniciativa privada e não uma iniciativa pública como é hoje.
Mas como foi depois de ter eu ter ouvido dizer que o projecto escola na natureza estava suspenso (um eufemismo para morto) porque era uma iniciativa desgarrada, pode ser que simplesmente eu tenha o meu sistema de audição avariado e nada do que ouvi tenha sido dito.
Pelo menos é-me mais fácil acreditar que ouvi mal a acreditar que projectos e iniciativas assumidas politicamente como relevantes, e opções de fundo, sejam simplesmente chutados canto porque um qualquer director geral tem opiniões pessoais sobre o assunto.
É bom lembrar que os directores gerais, alguns por acaso (e em alguns só pode ser por acaso, não é seguramente pelo seu curriculum em matéria de conservação) estão Presidentes do ICNB durante uns tempos, sendo as instituições, que se mantêm para lá das suas comissões de serviço, bem mais relevantes que as suas opiniões pessoais.
Nada contra a transformação da iniciativa BB numa iniciativa privada, não pública. Nada contra o abandono de projectos como a escola na natureza. Mas tudo contra métodos de decisão que impedem a discussão e o escrutínio dessas opções.
henrique pereira dos santos

Sem comentários: