quinta-feira, agosto 18, 2011

Oh Álvaro


Fui comprar informação geológica.
Descobri que em 2011 Portugal ainda não tem o país coberto de cartas geológicas à escala 1/ 50 000. Não discuto já o facto de algumas das que existem serem de 1955, embora outras sejam bem modernas, aquilo a que me refiro é mesmo a extensas áreas do país sem cobertura geológica de pormenor.
Da carta 1/ 200 000 só existem as duas pontas do País.
A carta 1/ 500 000 tem todo o país, mas editada há quase vinte anos ainda não tem notícia explicativa.
A geologia é a mãe da paisagem e a mim incomada-me que não se possa compreender a paisagem convenientemente.
Que raio de país este que nem informação da mais básica consegue ter produzida, quanto mais disponível.
Ó Álvaro, deixa lá as exportações, as empresas tratam disso, e concentra-te nas obrigações básicas do Estado,como ter uma estrutura de produção de informação geológica que ao menos cubra o país de cartas 1/ 50 000. E já agora, que as actualize, se não for pedir muito.
henrique pereira dos santos, um habitante do país das maravilhas
PS Alguma desta informação pode ser disponibilizada em formato digital. Os preços são bastante cómicos, ultrapassando as centenas de euros por cada carta 1/ 50 000, e noutras cartas vai mesmo aos três mil euros. Não se poderia fazer uma petição para deixarem de pôr coisas esquisitas no chá de quem decide estas coisas?

1 comentário:

Anónimo disse...

E há que dizê-lo com toda a frontalidade: há 2 institutos encarregues de cartografar o país. Que seria de nós se não houvesse nenhum?