domingo, setembro 25, 2011

Um enorme salto para a frente

Esta sexta-feira fui com os meus filhos à celebração da noite Europeia dos investigadores no Pavilhão do Conhecimento. O museu estava cheio de vida com centenas de pessoas (muitas delas crianças) a interagirem com os vários dispositivos exibidos no museu ou a assistirem aos diversos eventos. O salto que Portugal deu na ciência nos últimos 20 anos é algo verdadeiramente notável. Quando eu estudava no secundário na década de 80 não havia ainda secções de Ciência nos jornais. Aliás, quando havia notícias a que se dava o cabeçalho de ciência, estas eram sobre extra-terrestres, ovnis ou astrologia... O jornal Público começou a mudar esse cenário na década de 90, com notícias várias vezes por semana sobre ciência, algo em que foi rapidamente acompanhado por outros jornais.
Uma outra mudança importante ocorreu na literatura disponível (algo que hoje é menos importante com a internet, mas que continua a ter o seu papel). Quando no final da década de 80 comecei a interessar-me por Ecologia e Astronomia (sim, os meus interesses eram bem diversificados), tinha que encomendar todos os guias de campo e livros do estrangeiro. Hoje qualquer livraria tem uma secção com livros de história natural e livros de iniciação à astronomia, muitas vezes até traduzidos para Português. E não posso deixar de salientar o papel que o FAPAS teve nessas traduções, ao publicar vários livros sobre a fauna e flora do país.
Há 20 anos, quando se viajava aos EUA, à Inglaterra ou a França, sentia-se uma enorme diferença na possibilidade de contactar com a ciência. Hoje essa diferença desvaneceu-se. É uma demonstração clara de que quando os governos apostam no desenvolvimento de uma área pode-se fazer uma diferença. E tenho muita esperança que as nova gerações que se desenvolvem nesta era do conhecimento vão contribuir para uma sociedade mais desenvolvida e mais sustentável em Portugal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, e acho que a Noite Europeia dos Investigadores no Pavilhão do Conhecimento estava com uma atmosfera muito positiva, embora considere que a comida em abundância e à descrição a pretexto da "gastronomia molecular" (ou lá o que é que lhe chamam) fosse desadequada tendo em conta o momento...

Alexandre Vaz

Nuno disse...

Gostei muito de ler este post!

G.E. disse...

Henrique,

"Quando no final da década de 80 comecei a interessar-me por Ecologia e Astronomia (sim, os meus interesses eram bem diversificados), tinha que encomendar todos os guias de campo e livros do estrangeiro."

É verdade, e foi exactamente por causa da Astronomia que os nossos caminhos se cruzaram, isto no já distante ano de 1988. Seguiu-se aquela saída inesquecível ao estuário do Sado em Novembro de 1990, que ainda hoje recordo - foi exactamente nessa saída que algumas pessoas que bem conhecemos se começaram a interessar pela natureza em geral e pelas aves em particular, isto numa altura em que muito poucos ligavam a este assunto. Esse dia memorável mudou definitivamente a vida de alguns deles.

1 abraço,
Gonçalo Elias