domingo, fevereiro 13, 2005

DESCULPEM LÁ, GOLFINHOS, É SÓ UM JEITINHO…

O blog ambio feito pelos seus leitores:

-----
Por Raquel Gaspar


Quando o lazer das pessoas compete injustamente com a vida de uma população de golfinhos, única no nosso país, é caso para se dizer: “desculpem lá golfinhos, é só um jeitinho…”. Mas se os roazes do Sado pudessem falar, que “jeitinho” é que as pessoas fariam?

O projecto turístico da Sonae na península de Tróia foi aprovado em Conselho de Ministros no passado dia 27 de Janeiro. Este projecto consiste, para além de estruturas de alojamento e lazer em terra, na construção de uma marina e consequente relocalização do actual cais dos “ferries”. Estas duas últimas medidas terão impactos directos nos roazes residentes no estuário do Sado que poderão agravar o declínio da população.

A nova marina abrigará 151 embarcações e ficará situada nas imediações de onde agora apanhamos o “ferry-boat” em Tróia para chegarmos a Setúbal. Para quem gosta de ver os golfinhos, a marina está num local privilegiado. A rota de acesso à marina entra em colisão com o trajecto dos roazes para entrarem ou saírem do estuário. Seja porque os perseguem ou porque navegam na mesma massa de água, as embarcações de recreio a motor (barcos e motas de água) cada vez mais competem com os roazes pela superfície de água ainda disponível: interrompem a caça de presas, levam-nos a permanecer imersos com maior esforço de apneia; o ruído dos motores interfere na sua comunicação e pode mascarar os sons que utilizam na ecolocalização ou outros sons ténues naturais que lhes permitem interpretar o meio. Nos meses de mais calor, quando nascem as crias, chegam a estar mais de 10 embarcações a observar o mesmo grupo de golfinhos e perspectiva-se a entrada de outras centenas na baía do estuário do Sado! Neste cenário, aparece o risco de colisão podendo causar a morte de um dos membros desta população, sendo os animais mais novos, os mais susceptíveis.

O cais e o novo trajecto dos “ferries” vão deslocar-se para o interior do estuário ao longo do canal Sul, para o recinto do refeitório predilecto desta população, transportando a perturbação para a montante. A justificação para tal migração, para o final da propriedade deste projecto turístico, decorre da localização da nova marina não permitir ou dificultar a acostagem dos “ferries” no cais actual e por constituir uma medida de gestão e de acalmia da circulação automóvel dentro da propriedade. Por outro lado, para os roazes, o canal Sul do estuário é um sítio com características únicas e como não existe outra alternativa é sem dúvida um espaço a proteger. Para além de se situar numa margem ainda pouco intervencionada, a mobilização da massa de água é grande trazendo presas e renovando. Devido ao relevo deste canal, os golfinhos encontram uma mão cheia de nichos o que lhes proporciona encontrar alimento. Foi por isso que aquela zona foi considerada como zona especial para a conservação do roaz através da proposta para a designação do sítio Sado no âmbito da Rede Natura 2000 e que agora é posta em causa com esta medida.

A população de roazes do Sado é uma das populações residentes mais pequenas desta espécie conhecidas no mundo e um dos poucos casos na Europa. Actualmente, conta com menos de três dezenas de animais. Ao longo dos últimos 18 anos, o tamanho da população tem vindo a decrescer, prevendo-se que esta tendência se mantenha durante as próximas décadas. A razão visível para este decréscimo a curto prazo reside no facto de a população actual estar envelhecida já que são muito poucos os juvenis que têm chegado a adultos. O desaparecimento destes animais novos (e inexperientes) poderá explicar-se quer pela sua morte quer pela emigração. Embora as características do ciclo de vida e da organização social da espécie e as próprias condições de vida no estuário do Sado possam contribuir para o seu desaparecimento, a verdade é que ainda não aprendemos como resolver este problema directamente. No entanto, sabemos que só melhorando as condições actuais, a população poderá sair do declínio em que se encontra. Mais, salvar a vida ou evitar a morte de nem que seja um único animal contribuirá para o salvamento da população. Por isso, a nova marina e o cais dos “ferries”, ao prejudicarem a sobrevivência e a reprodução individual e ao retirar espaço vital à população tornam-se autênticas ameaças que se adicionaram às já existentes.

Acredito que as actividades de lazer da população humana poderiam coexistir com a população de roazes do Sado se as primeiras (e as demais actividades), fossem estruturadas em função da sustentabilidade daquele ecossistema estuarino e não das necessidades de um projecto turístico. Não se pode pedir a uma população debilitada para “dar um jeitinho”, tirando-lhe naquilo que é fundamental, a troco de alguns cuidados. Antes, pelo seu valor simbólico, a protecção desta população poderia tornar-se n’ O EXEMPLO DE CONSERVAÇÃO do nosso país. “Dar espaço aos golfinhos” poderia ser o nome para uma campanha de sensibilização no sentido de desencorajar a entrada de mais embarcações a motor no estuário, regulamentar a observação daqueles animais e incentivar a prática de desportos naúticos não poluentes. A aplicação de corredores para a navegação das embarcações, retirando-as das áreas mais importantes para os roazes e a protecção activa dessas áreas são exemplos de medidas de conservação que poderiam ser aplicadas.

Sem comentários: