terça-feira, outubro 03, 2006

Jornal “O Público” cada vez mais pobre


Perante o "deserto" informativo Português o jornal "O Público" representa um pequeno oásis. Não que se destaque por um jornalismo de investigação ou de análise, independente, exemplar mas em terra de cegos quem tem olho é rei.

Como leitor habitual deste jornal assisti, há um par de anos, com lástima, ao desaparecimento da secção de "ambiente" que existia neste jornal. A dita secção foi fundida na secção "sociedade" o que representou uma óbvia redução do peso do ambiente nas notícias do jornal Português que melhor currículo tinha e (ainda) tem na área do ambiente.

Agora foi a vez de "O Público" decidir acabar com a secção "ciência", não sendo óbvio se esta decisão representa o fagocitamento da "ciência" na "sociedade” ou se, pura e simplesmente, decidiram não perder tempo e dinheiro com notícias científicas.

Num País que não se caracteriza propriamente pela sua cultura científica mas onde a ciência e tecnologia, por decisão política, se encontra na moda, esta decisão é de difícil compreensão.

Mas a guerra das audiências e dos "clicks" fala mais alto. As televisões e os jornais vendem o que o público quer comprar e o público acaba por comprar o que se lhe vende. E assim se vai nivelando por baixo o que os meios de comunicação social transmitem aos Portugueses.

Resta-nos, pois, a resignação de podermos continuar a receber informação de qualidade, sobre ciência, através dos canais informativos de expressão inglesa.

Triste sina a deste povo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo o lamento. Mas não vamos cruzar os braços. Não é por acaso que estamos por cá, não querendo substituir nem jornalistas nem jornais. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Anónimo disse...

Jornal "Público", e não "O Público"!

Anónimo disse...

A dita secção de ciência servia, coo demasiada frequência, apenas para auto-publicidade de diversos cientistas de nacionalidade portuguesa, mas a trabalhar no estrangeiro, ou então de grupos científicos nacionais. Não havia, basicamente, qualquer investigação por detrás dela. Era apenas uma caixa de ressonância do marketing científico.

Ora, para isso, mais vale publicidade paga. Se diversos cientistas de nacionalidade portuguesa, ou grupos científicos portugueses, querem fazer publicidade no PÚBLICO, pois bem: paguem-na, tal como os restantes anunciantes.

Luís Lavoura

Miguel B. Araujo disse...

Este comentário do Luís é obviamente um disparate. Nem vale a pena argumentar. Basta copiar e colar os "headlines" da secção de ciência de hoje:

Conferência em Lisboa
Kasparov trocou o xadrez pela política e quer uma nova estratégia para a Rússia
David Marçal

Alternativa à Wikipedia dá estatuto de editor a especialistas
David Marçal

Partilhe contas e textos na Net, pede a Google
A empresa Google começou a disponibilizar ontem um pacote gratuito que inclui duas das mais utilizadas aplicações em todo o mundo: um processador de texto e uma folha de cálculo.


Descoberta nova espécie de ave na Colômbia
Ana Margarida Santos

Observatório Astronómico de Coimbra está a pôr na Internet 80 anos de registos da atmosfera solar
Cientistas de todo o mundo reúnem-se na Universidade de Coimbra para discutir as novidades da cromosfera


Coração Psoríase pode ser factor de risco
Sofrer de psoríase, uma doença crónica inflamatória da pele, pode ser um factor de risco cardíaco, conclui um estudo publicado na revista Journal of the American Medical Association.

Anónimo disse...

E o jornalismo sentado que traduz artigos da Nature e Science que o Público pratica vai para muito tempo???!!!

Anónimo disse...

Sempre é melhor uma tradução simples que nada. Grão a grão...

Anónimo disse...

...não é tanto as traduções que chateiam...é mais o jornalismo sentado!!!