quinta-feira, outubro 26, 2006

A lista AMBIO faz 10 anos

Há exactamente 10 anos, no dia 26 de Outubro de 1996, foi criada a lista ambio (irmã mais velha do blog ambio). A lista foi fundada pela Margarida Silva, tendo começado inicialmente com 7 membros. A ambio é hoje uma referência nacional no debate de temas ambientais em língua Portuguesa.

Nela participam, activa ou passivamente, agricultores, autarcas, deputados, cientistas, empresários, estudantes, funcionários públicos, jornalistas, membros do governo, professores, profissionais liberais, trabalhadores domésticos, entre outros.

São 422 membros. Um número que não tem deixado de crescer.

Com muito poucos recursos – primeiro o servidor da Universidade Católica Portuguesa e agora o servidor da Universidade de Évora – e com a boa vontade de alguns, foi possível criar e manter um espaço de liberdade e diálogo horizontal como nunca antes tinha existido em Portugal. A ambio é um símbolo da democracia moderna na era da Internet. Aqui, questionam-se dogmas, consolidam-se opiniões, promovem-se consensos, comunicam-se e fazem-se germinar actividades em todos os domínios da área ambiental.

Como não podia deixar de ser, num espaço onde a razão e a emoção se cruzam diariamente, a ambio é também um lugar onde se cimentam e dissolvem laços entre as pessoas. Já testemunhei casamentos, novas amizades, mas também testemunhei discensos pesarosos. Sinais da intensidade com que se vivem alguns momentos nesta lista.

O certo é que a ambio é hoje um espaço que alcançou a maturidade. Um espaço que passou o teste do tempo e que tem como grande desafio para o futuro sobreviver aos seus próprios participantes. Faço votos para que os futuros ambientalistas encontrem aqui a mesma fonte de inspiração que ambientalistas actuais encontraram.

Bem hajam a todos os que fazem esta lista possível.

Copenhaga, 26 de Outubro de 2006

Miguel Araújo

3 comentários:

Anónimo disse...

Frase de página web do meu povo:
(...)
buscá na memória comu ehmeçá de nobu
(..)
Tudo é memória a lutar contra o esquecimento e a recomeçar.
Parabéns a todos e sobretudo à Margarida e ao Miguel.

Anónimo disse...

Sem dúvida que a Ambio merece os parabéns. Assim como os que diariamente assumem a responsabilidade de pôr tudo isto a andar.
Jaime

João Soares disse...

Ola
Parabens e com destaque merecido no Bioterra.
Abraços
Joao Saores