terça-feira, julho 10, 2007
Agrocombustíveis?
A seu tempo o tema da produção de combustíveis através da actividade agrícola terá de ser desenvolvido neste blogue (em tempos escrevemos um texto que pode se lido aqui). O debate está lançado e promete ficar para durar.
Entretanto valerá a pena notar que o termo biocombustíveis começa, gradualmente, a ser substituído por um termo mais apropriado e menos equívoco: agrocombustíveis.
O jornal "Público" escreveu uma pequena nota sobre o assunto:
08.07.2007 - Os receios que a aposta nos biocombustíveis está a levantar em muitos quadrantes está a levar a que se comece a adoptar uma mudança na sua designação. É que "bio" significa vida e "os biocombustíveis podem estar a destruir vida", acusam os seus críticos. Para separar águas, há já quem tenha optado por se referir aos combustíveis feitos a partir de material vegetal "agrocombustíveis", uma vez que têm origem na agricultura. Em França [e no Brasil, nota do blogue], a designação já vingou, mas o movimento está a espalhar-se e a palavra começa a surgir em documentos oficiais, aquietando quem considera que o papel "verde" atribuído a estes produtos não é cumprido.
Fotografia (campo de cana de açucar) de Gerald Oskoboiny
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário