segunda-feira, abril 14, 2008

O interior e a demagogia

Aqui há dias foi o Ministro da Agricultura que impôs uma afectação dos dinheiros públicos para o mundo rural que penaliza fortemente o interior a dizer que para apoiar o seu desenvolvimento iria lá colocar os técnicos do Ministério.
Agora foi Luís Filipe Menezes a dizer que a sede do ICNB deveria passar para Bragança.
Eu acho graça a estas coisas assim ditas para o ar sem a menor avaliação do que é dito mas simplesmente porque se acha que sim.
Não se pense que é um ataque meu de centralismo: há anos que defendo que o País deveria avaliar seriamente a possibilidade de mudar a sua capital administrativa para Castelo Branco. Não só por diminuir a pressão do litoral deslocando o emprego na administração mas sobretudo porque tenho a noção que as discussões sobre a terceira travessia rodoviária do Tejo ou do Novo Aeroporto de Lisboa seriam muito diferentes se os decisores estivessem em Castelo Branco (pelo menos durante o tempo que estivessem no Governo ou na Assembleia da República).
Mas estas propostas soltas de caridade em relação ao interior fazem-me muita azia.
Se Luis Filipe Menezes quer ter uma política diferente para o interior basta-lhe dizer com clareza que é preciso que os dinheiros para o mundo rural sirvam para pagar os serviços prestados pelas actividades económicas que não podem ser remunerados pelo mercado e não para apoiar a competitividade das fileiras que já são competitivas.
Mas acho que seria pedir muito.
henrique pereira dos santos

Sem comentários: