quarta-feira, novembro 26, 2008

Uma edição notável


É já no dia 2 de Dezembro que é feito o lançamento deste livro que tem milhares de horas de campo ao longo de vários anos na sua preparação e um notável trabalho final de edição.
Vi-o ontem na minha mão.
E garanto que o atlas das aves nidificantes de Portugal vale o que custa.
henrique pereira dos santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos
Já li a descrição no site do ICNB. Não percebi bem se só tem ilustrações ou se também inclui figuras.
Cumps
João

Henrique Pereira dos Santos disse...

Não sei se percebo bem a pergunta mas vou tentar responder.
O livro tens uns capítulos introdutórios (que têm figuras)e depois espécie a espécie tem um desenho original (vários desenhadores, escolhidos em concurso constituindo um fabuloso acervo), um texto e mapas de distribuição da espécie. Tem ainda uns capítulos finais, também com figuras, sobretudo mapas.
henrique pereira dos santos

Anónimo disse...

Olá a todos
Peço desculpa, mas escrevi isto à pressa.

O que queria perguntar era se a cada espécie correspondia uma ilustração e uma fotografia a cores. Mas já percebi que só inclui ilustrações.

Por vezes é-me mais fácil identificar as aves vendo fotografias, mas compreendo que fosse substancialmente mais caro comprá-las também.

De qualquer maneira, pela descrição que fez, parece-me que é um "livro obrigatório" para quem gosta de apreciar a natureza.

Obrigado pelos esclarecimentos
Cumps
João

Henrique Pereira dos Santos disse...

Caro João,
Seguramente este não é um guia de aves, pesa quatro quilos, tem mais de seiscentas páginas, não é portanto o instrumento ideal para identificação.
Dito isto tenho ideia de que a ilustração é mais vezes usada nos guias de aves que a fotografia exactamente por ser mais útil (mas volto a dizer que a ilustração do atlas não é uma ilustração técnica e varia de autor para autor e mesmo dentro do mesmo autor, no estilo).
Em qualquer caso não é pelo custo que não são usadas fotografias mas por ter sido essa a opção, do meu ponto de vista acertada para o que se pretende.
henrique pereira dos santos

Sérgio Murra Martins disse...

Eu pessoalmente acho as ilustrações mais uteis na identificação de aves pois muitas vezes tem as diferentes variações de cores e de tons conforme a luminosidade e ate entre diferentes sexos e juvenis, o que em fotografias nao acontece.. mas claro isso deve variar de pessoa para pessoa...