quinta-feira, abril 30, 2009

Greenwash (ou falta de vergonha na cara)

Por motivos pessoais, visitei hoje o site da EDP e estive a ver aqui o pequeno filme feito no âmbito da nova campanha publicitaria da EDP (mais informação aqui). O assunto já havia sido referido na lista Ambio e eu achei que não era demais referi-lo aqui (e, por que não, noutros locais).

Considero-me um tipo relativamente tolerante ao uso de imagens do nosso património natural mas... caramba! Também o descaramento tem limites! Usar imagens de abutres do Egipto, bufos-reais e águias de Bonellis - que dependem de habitat rupícola, muitas vezes destruído pela construção de barragens - para dizer "cuidar do ambiente, proteger as espécies em extinção" é, de facto, não ter o mínimo de vergonha na cara.

Entretanto, a EDP aproveita para anunciar o investimento de mais 3.000 milhões de euros em energia hídrica, nomeadamente na construção da barragem do Baixo Sabor.

Gonçalo Rosa

5 comentários:

Dias disse...

Para rematar, o teor do "making of" é no mínimo confuso... Dá a ideia que a vida selvagem só existe mm para nos entreter.

Nuno disse...

Esta campanha é pura provocação.

Sai do limite do descaramento para entrar no domínio do insulto da inteligência de quem quer que esteja exposto a tamanho disparate.

Gonçalo Rosa disse...

Acrescente-se que as ONGA's reagiram hoje com o comunicado que se pode ler, por exemplo, aqui:

http://www.quercus.pt/scid/webquercus/default.ASP

Gonçalo Rosa

João Soares disse...

Pura lavagam verde.

Anónimo disse...

Parque do Trancão: não ao betão, não à especulação
Todos à Caminhada da CDU, sábado 2 de Maio às 15:30, Largo 5 Outubro, Sacavém.