quarta-feira, maio 20, 2009

a pedal

Les Halles, Paris
Março de 2009

Em Paris, podemos alugar bicicletas em diversos locais e com elas transitar pela cidade. E ainda bem. O estacionamento é muito escasso e dispendioso e, a circulação com automóvel, para quem não conhece a metrópole, bem confusa. A cidade é plana. Abundam os passeios largos e existem várias ciclovias que facilitam a vida a quem pedala.

Por cá ainda somos pouco adeptos deste modo ecológico e prático de nos deslocarmos. É certo que a orografia sinuosa de algumas das nossas cidades - Lisboa e Porto são disso bom exemplo - não ajuda. A falta de ciclovias, a forma pouco civilizada como circulamos de automóvel e a relativa abundância e baixo custo do estacionamento também não contribuem para uma mudança de hábitos.

Gonçalo Rosa
PS - Há uma boa mão cheia de anos, o ordenamento do estacionamento e a diminuição do número de pessoas que traziam automóvel para dentro das cidades, foram motes para a criação do estacionamento pago numa enorme quantidade de ruas, avenidas e praças. Hoje, aqueles fundamentos ecológicos da criação dos "parquímetros" foram relegados para segundo plano. O estacionamento pago é fundamentalmente um grande negócio.

4 comentários:

Rosa Félix disse...

«É certo que a orografia sinuosa de algumas das nossas cidades - Lisboa e Porto são disso bom exemplo - não ajuda. A falta de ciclovias [...]»

Desculpe, mas não posso concordar. 80% de Lisboa é ciclável, mesmo sem ciclovias. E se tiver uma bicicleta com mudanças (e nem são necessárias mais do que 3 no dia-a-dia) essa percentagem sobe.
Experimente.
Mas pelo menos, aos poucos, os hábitos estão a mudar. Nos últimos 2 anos houve um boom de utilizadores de bicicletas. Hoje é raro fazer um percurso de carro ou de transportes públicos em que não se cruze com uma bicicleta!

Gonçalo Rosa disse...

Cara Rosa Félix,
Apenas disse que a orografia de algumas cidades, não ajuda, quando comparada com a de Paris, por exemplo. No meu caso particular que faço cerca de 6 horas semanais de bicicleta indoor (spinning), o medo de ser atropelado pesa bastante mais.
Gonçalo Rosa

Gonçalo Rosa disse...

Cara Rosa Félix,
Quanto ao boom, não conhecendo números, tenho exactamente a sua impressão. Apenas por curiosidade, no outro dia, até vi um senhor de meia-idade com um carrinho de compras do Continente atrelado à sua bicicleta. Se a ideia pega, não creio que os srs. administradores dos hipermercados fiquem muito satisfeitos. LOL
Gonçalo Rosa

Ana Pereira disse...

«No meu caso particular que faço cerca de 6 horas semanais de bicicleta indoor (spinning), o medo de ser atropelado pesa bastante mais»

Isso é realmente uma pena... Mas há solução, basta querer. :-) http://www.cenasapedal.com/site/index.php/Servicos/Formacao/Cursos-de-Conducao-de-Bicicleta.html (lamento o pecado da autopublicidade, mas acho que é importante divulgar que isto já existe em Portugal).